Inocência Manoel deixa a presidência de um dos mais influentes partidos do Brasil, o PRB
A empresária cumpre a promessa feita após a filiação de Binato.
Dos dez vereadores que mais apresentaram projetos de lei nas capitais brasileiras em 2017, três são do Partido Republicano Brasileiro (PRB). A vereadora de Salvador (BA), Rogéria Santos ocupa a 2ª posição com 56 propostas, seguida por Marilda Portela (Belo Horizonte-MG) na 3ª colocação com 50 projetos, além do republicano Rinaldi Digilio, de São Paulo (SP), que apresentou 29 projetos e ficou em 8º lugar.
Entre os dez primeiros colocados na lista, o PRB é o único partido com três nomes entre os mais produtivos.
Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo site “Tudo OK Notícias” de Brasília, que avaliou a produção legislativa no primeiro semestre deste ano, de 750 vereadores das 26 capitais brasileiras, já que o Distrito Federal não tem câmara municipal.
E mesmo com todo esse prestígio, ascensão e influência do PRB, ontem, 29 de agosto, a empresária assisense Inocência Manoel - até então presidente do Diretório Municipal do Partido Republicano Brasileiro da cidade de Assis/SP, renunciou ao cargo e também retirou sua filiação, conforme havia antecipado que faria depois que soube da filiação do também empresário assisense João Antônio Binato.
A decisão de Inocência foi por não concordar com os procedimentos da referida filiação: Sem que ela ou qualquer vereador republicano de Assis fossem consultados, ou mesmo soubessem do novo integrante.
Como presidente do PRB municipal, Inocência Manoel teve forte influência das eleições de dois vereadores de Assis: Eduardo de Camargo Neto, Camarguinho, e Claudecir Rodrigues Martins, Gordinho da Farmácia, que deixaram o Solidariedade (SD) e escolheram o PRB.
Incomodada com a situação, Inocência expressa que a filiação de Binato foi feita de forma sorrateira. “O PRB não era expressivo em Assis quando me filiei. Em 2012 havia apenas uma candidata ao cargo de vereadora, a qual obteve 45 votos. Nunca negociei, ou pedi algo em troca. Não devo uma vírgula para político algum, tampouco favores. Fui bem clara com todos quando peguei o partido; ou seja, que para mim tudo tem de ser dentro da ética, com transparência. Então não posso aceitar o que foi feito”, desabafa.
Convicta de que não precisa da política, a empresaria frisa que apenas aceitou a presidência do diretório local para ajudar as pessoas, mas não concorda com o que chama de falta de ética e barganhas.
“Como não vou apoiar essa filiação de forma alguma, preferi sair! Deixo a presidência com o partido fortalecido e todas as contas em ordem”, afirma.
Inocência relata que vem sendo procurada por outros partidos e vai pensar se vale a pena se filiar a algum.
“Entrei na política com a proposta de ajudar, para fazer algo diferente, voltado aos mais necessitados. Minha atuação visava ajudar, mas não há mais chance de continuar no PRB depois que presenciei essa falta de ética, esse descaso comigo e com os vereadores do partido no município de Assis”, finaliza.
O vereador Camarguinho sente pela saída da política do PRB e se manifesta: “Ela foi muito importante na consolidação do partido em Assis e conseguiu eleger dois vereadores. Com certeza fará muita falta. Além de ser uma pessoa muito bem articulada politicamente, nas esferas estadual e federal, é uma pessoa que pode ajudar muito nossa cidade e nossa região com o excelente relacionamento que tem com governadores, ministros, deputados e senadores. Uma pena ter deixado o partido, pois é uma pessoa séria, competente e muito compromissada com projetos sociais e com nossa cidade”, conclui.
Redação Abordagem Notícias
Foto - Divulgação
Nota - Caso haja interesse do senhor João Antônio Binato em se manifestar sobre o assunto que envolve seu nome, o site está à disposição.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo