Abordagem Notícias
SANTA CASA
LOCAL • 01/08/2017

Sentenciados da Penitenciária de Assis participam de curso sobre mídia

Os cursos promovidos visam preparar o preso para a liberdade.

Sentenciados da Penitenciária de Assis participam de curso sobre mídia

No mês de julho a Penitenciária de Assis, em parceria com a UNESP de Assis, concluiu mais um curso do Projeto Diálogos. O terceiro curso do Projeto Diálogos foi com o tema: "A mercancia de discursos e os efeitos de verdade: leitura crítica da mídia.", e contou com a participação de 26 sentenciados. 

O curso foi conduzido pelas graduandas em Psicologia da UNESP Isabela de Oliveira Zafalon, Giovana Segia e Laura Murari, sob coordenação do Professor Dr. Deivis Perez, Chefe do Departamento de Psicologia Social e Educacional da UNESP de Assis. 

Alguns objetivos do curso foram apresentar um panorama histórico sobre a mídia mundial e brasileira; apresentar, definir e debater os conceitos de poder e a conseqüente simbolização; identificar as principais fases e períodos de desenvolvimento dos veículos de comunicação mediada (mídia) no contexto histórico das sociedades ocidentais modernas, a partir do século XV até os dias atuais; examinar e discutir o processo de surgimento e consolidação da mercancia de notícias e discursos nas sociedades modernas, com especial ênfase para a análise do contexto brasileiro ao longo do século XX; reconhecer as relações entre o desenvolvimento tecnológico, a transformação da comunicação mediada e o fortalecimento das instituições dedicadas à comercialização de notícias; identificar as quatro formas de poder (financeiro, econômico, político coercitivo e simbólico); e delimitar as noções de poder simbólico e capital simbólico, de acordo com John Thompson - de modo complementar examinar a noção de capital cultural, de Pierre Bourdieu; reconhecer as três teses retóricas de produção da verdade, conforme Albert Hirschman - perversidade, futilidade e ameaça – e analisar os seus usos pelos grandes veículos de comunicação no Brasil e nos principais países ocidentais como EUA, França, Alemanha e Inglaterra. 

Para Mauro Luiz Lima, diretor Técnico III da Penitenciária de Assis, é importante que o sentenciado tenha uma visão real do contexto sócio-econômico- cultural em que está inserido para que possa, no futuro, lidar com questões que possam interferir no seu processo de reintegração social. 

Ainda este ano há previsão para realização de outros dois cursos, todos eles dedicados à preparação do sentenciado para a liberdade. 

 

 

 
 
Laura Murari, Isabela Zafalon e Giovana Segia 

 

Fotos - Manoel Cajarana.

Texto - Divulgado pela Penitenciária Estadual de Assis.




lena pilates
Pharmacia Antiga