Dicas para manter sua pele bonita e saudável durante o inverno
Uma das dicas é comer chocolate amargo.
Estamos naquela época do ano em que as pessoas se dividem entre o grupo que adora ficar enrolado embaixo das cobertas tomando chocolate quente e o grupo que simplesmente não suporta o frio e deixa isso bem claro nas redes sociais.
Certamente, você já presenciou algumas discussões acaloradas – pelo menos as discussões são mais quentinhas! – sobre o inverno ser melhor do que o verão e vice-versa, mas o fato é que as temperaturas não vão subir ou descer por causa disso.
Aliás, existe um ponto em comum para todo mundo nessa história: todos estamos sujeitos aos efeitos danosos do frio sobre a pele, que fica mais sensível, áspera, ressecada e sujeita a lesões nesta época do ano.
Por isso, separamos algumas dicas para você cuidar da sua pele mesmo nos dias mais gelados, independente se você fica feliz no inverno ou não.
1. Proteja seus lábios do frio
Com as temperaturas baixas e os ventos gelados, a pele sensível dos lábios perde muita água e se torna mais áspera, com tendência a apresentar rachaduras.
Para evitar esse feito desagradável e dolorido, capriche no uso dos hidratantes labiais, não caia na tentação de umedecer os lábios com saliva (só piora!) e jamais arranque as “pelezinhas” com os dentes, pois você pode aumentar a lesão e causar sangramentos.
2. Tenha um hidratante facial na bolsa
No inverno, aplicar um hidratante pela manhã e outro à noite pode não ser suficiente para manter sua pele protegida do frio, aumentando a possibilidade de surgir áreas de ressecamento.
Por isso, vale a pena investir em uma versão em miniatura do seu creme preferido para levar na bolsa e aplicar durante o dia conforme a necessidade.
3. Coma chocolate amargo
Que dica maravilhosa, não é mesmo? Uma pesquisa feita por cientistas alemães mostrou que os flavonoides do chocolate amargo absorvem a luz UV, ajudam a proteger a pele e aumentam o fluxo sanguíneo para o tecido cutâneo, além de melhorar a hidratação, evitando o ressecamento provocado pelo frio.
É claro: nem precisamos mencionar que o consumo deve ser restrito a no máximo dois quadradinhos por dia, pois o chocolate é um alimento muito calórico.
4. Continue usando filtro solar todos os dias
Mesmo no inverno ou nos dias nublados, a radiação solar continua causando doenças sérias como câncer de pele e acelerando o envelhecimento, pois os raios ultravioletas são capazes de atravessar nuvens e janelas.
Por isso, você deve manter o hábito de usar protetor solar com FPS de no mínimo 30 diariamente. Caso você ainda não seja adepta desse hábito, saiba que não precisa esperar até o verão para começar!
5. Cuide das extremidades do corpo
Não é só a pele do rosto que sofre com o inverno, por isso você deve dar atenção também às mãos, cotovelos e joelhos. Por apresentar menos glândulas sebáceas, essas regiões produzem menos óleo natural e ficam mais expostas aos danos do frio.
Se você sofre com ressecamento intenso nessas áreas do corpo, uma dica é aplicar produtos à base de ureia e esfoliar a pele para remover a camada de células mortas.
6. Evite banhos muito quentes e demorados
Claro que ninguém quer tomar banho gelado no inverno, mas tenha em mente que banhos muito quentes e muito demorados são uma agressão à pele, ainda mais se você se ensaboar demais e abusar das esponjas rígidas, como as buchas.
Esse hábito acaba alterando a composição da camada hidrolipídica (nosso hidratante natural produzido pelo organismo) e deixa a pele mais suscetível aos danos do frio, favorecendo o ressecamento.
Caso você note que sua pele está muito sensível ou lesionada, não deixe de procurar um dermatologista para fazer uma avaliação presencial.
Fonte - Dicas de Mulher.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo