Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 26/06/2017

Penitenciária de Assis dá Continuidade a Projeto Diálogos

O Projeto foi idealizado a partir da Primeira Jornada da Cidadania e Empregabilidade, em 2015.

Penitenciária de Assis dá Continuidade a Projeto Diálogos

No dia 13 de junho, na Escola da Penitenciária de Assis, ocorreu o encerramento do segundo curso do Projeto Diálogos. O Projeto foi idealizado a partir da Primeira Jornada da Cidadania e Empregabilidade realizada na referida unidade prisional, em dezembro de 2015, quando um grupo de estudantes da UNESP de Assis realizou palestras de orientação aos reeducandos.

Após esta atividade, o professor doutor Deivis Perez Bispo dos Santos, do Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UNESP de Assis, Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, delineou o Projeto, juntamente com a Supervisora Técnica da Unidade Elisa Maria Malacrida.

O Projeto Diálogos tem como objetivo promover atividades educativas que favoreçam o exame e compreensão de temáticas ligadas ao contexto prisional e aos cenários socioculturais e do mundo do trabalho contemporâneos.

A metodologia utilizada é a realização de Cursos de Extensão Universitária para os reeducandos, com 32 horas de duração e encontros semanais, sendo certificados pela UNESP. E ainda, palestras aos funcionários da Unidade.

O primeiro curso realizado foi “Economia Solidária”, com a participação de 20 reeducandos. O segundo curso, encerrado no dia 13 de junho, foi “Fundamentos de Psicologia para o Trabalho”, com a participação de 26 reeducandos. Este segundo curso teve como objetivos:

-Conhecer de forma crítica as transformações ocorridas no mundo do trabalho;

-Identificar as macrotendências do trabalho, sua dinâmica contemporânea e conjuntura

político-econômica na qual se insere;

-Conhecer novas perspectivas e possibilidades do mundo do trabalho;

-Conectar os saberes construídos ao longo do curso com saberes e vivências individuais;

-Produção individual de portfólio que reúna suas características e habilidades.

Como eixos temáticos foram utilizados os temas:

-Abordagem histórica do mundo do trabalho;

-O contexto atual do trabalho;

-Emprego e geração de renda:

A) O mundo corporativo

B) Geração de renda por meio da Economia Solidária

C) Geração de renda por meio do trabalho autônomo – possibilidades de formação.

As monitoras deste curso foram as alunas de psicologia Natana Beletini, Giovana Domingos da Silva e Thais Maria Silva Costa, com a participação da Professora da UNESP de Assis, Ana Maria Rodrigues de Carvalho, que deu uma aula sobre empreendedorismo e economia solidária.

Ao final do curso os alunos se submeteram a uma seleção por uma vaga de emprego, participando de dinâmica de grupo e entrevista pessoal. Puderam identificar seus pontos positivos, suas características pessoais e habilidades.

O terceiro curso do Projeto Diálogos teve início em 20 de junho com o tema “A mercancia de discursos e efeitos de verdade: leitura crítica da mídia”.

As atividades do Projeto Diálogos realizadas junto aos funcionários foram duas palestras realizadas por professores da UNESP de Assis, sendo elas: “Sobre luto e lutas: vínculos e elaboração de perdas.” – Professora Mariele Rodrigues Correa; e “Apontamentos sobre a história da prisão” – Professor Luiz Carlos da Rocha.

O Diretor Técnico da Unidade, Mauro Luiz Lima avalia que o Projeto Diálogos tem contribuído efetivamente para a futura reintegração social dos reeducandos; e para o aperfeiçoamento profissional dos funcionários.

               

 

Abordagem Notícias

Fotos - Manoel CAjarana.




lena pilates
Pharmacia Antiga