Entidades seguem com ações sobre o meio ambiente
A preservação é o foco dos vários segmentos de Assis.
Em nova reuniãorealizada no Núcleo de Educação Continuada (NEC), da Secretaria Municipal da Educação (SME), na quarta-feira, 7 de junho, entre representantes da Educação, unidades escolares, e a pasta de Assistência Social, discutiram-se novas iniciativas de preservação ambiental, além da proposta inicial do plantio de mudas ciliares para as nascentesda zona urbana de Assis.
Em principio os alunos da EMEIF Darcy Ribeiro, João Luiz Galvão, comunidade da Paróquia Cristo Rei - Nossa Senhora Aparecida e usuários do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) realizariam o plantio de mudas, visando à conservação da mata ciliar da área, mas durante a reunião os integrantes decidiram ampliar a ação também com a finalidade informativa, dividindo toda a proposta em três etapas.
A primeira etapa visa à conscientização dos participantes do CEU, dos alunos de ambas as unidades escolares e da comunidade do Park Colinas, vizinha da nascente. Para essa etapa o professor Fernando Miguel Sussel, da disciplina de Meio Ambiente da Educação irá expor um material de vídeo sobre a importância da preservação ambiental em geral.
Para a segunda etapa, se estabeleceu trabalho de campo com o plantio de mudas de arvores, nas margens da nascente da Água do Freire e a coleta de lixo e resíduos poluentes, descartados irregularmente no local. A ação prática objetiva demonstrar a necessidade desse cuidado com o meio ambiente administrado diretamente pela comunidade.
Fechando as etapas, será feita uma visita de reconhecimento e conscientização ambiental da comunidade do Park Colinas, para diagnóstico das dificuldades enfrentadas pelos moradores no que se refere ao cuidado com o manejo dos dejetos domiciliares poluentesdas áreas de preservação como a Água do Freire.
Participaram da reunião a secretária da Educação Dulce Andrade de Araújo, a supervisora Loilda de Almeida, as equipes gestoras e professores das escolas envolvidase os representantes do CEU, Marcos Possidônio, e da Assistência Social, Marlon Fernandes, além doPe. Maurílio Alves Rodrigues da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e comunidade paroquiana.
A cooperação entre as entidades educacionais, eclesiásticas e comunitáriaspara manutenção do meio ambiente acompanha a proposta da Campanha Nacional da Fraternidade 2017 – Cultivar e guardar a criação, com o tema: Fraternidade – biomas brasileiros e defesa da vida. A campanha aborda o tema em âmbito nacional através de suas paroquias.
Assessoria Prefeitura de Assis.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo