Vereador solicita mudanças e melhorias na coleta do lixo doméstico
A questão foi levantada e discutida na Fanpage do site Abordagem Notícias.
Por conta de uma questão postada e debatida na Fanpage do site Aboordagem Notícias, o vereador Sargento Valmir Dionizio (PSD), encaminhou requerimento ao prefeito, questionando se existe a possibilidade de melhoria do sistema de coleta de lixo domiciliar, passando do atual sistema de bandeira para coleta individualizada em cada residência e colocando o lixo direto no caminhão. E na impossibilidade da coleta individualizada, poderia se pensar no sistema de contentor, com caçambas em algumas esquinas, para o lixo não ficar no leito da via.
Segundo o vereador: "... a prática da coleta de lixo no Município de Assis não tem se apresentado em conformidade com a Lei 5.294, pois em alguns casos são os próprios coletores, funcionários da Prefeitura, que pegam o lixo e deixam amontoados nas esquinas, exatamente onde é proibido: nas vias públicas." finaliza.
Atualmente a coleta de lixo em Assis é o sistema de bandeira, sistema este em que os coletores juntam o lixo em um único lugar para que o tempo seja melhorado e segundo informações colhidas, o Município não têm muitos funcionários para fazer outro tipo de coleta, que, por exemplo, poderia ser o contentor. O ideal seria que os coletores, em numero suficiente passassem de residência em residência para recolher os resíduos e já os colocasse nos caminhões.
Ainda de acordo com Sargento Valmir, o Município de Assis dispõe da Lei 5.294/09, que obriga a todos os proprietários de imóveis em Assis a terem uma lixeira defronte sua casa, e de acordo com a Lei, as lixeiras servem para depósito de lixo doméstico. O munícipe que não tiver esse item em frente à sua edificação está sujeito à penalidade de multa, renovada a cada 30 dias, até que instale o equipamento, sendo que a multa é referente à R$ 161,12 para quem não cumpre esse dispositivo e ainda conforme a Lei: ...fica proibida a disposição do lixo doméstico nas vias ou passeios públicos, em local diverso da lixeira. Para quem deixar o lixo nas vias públicas ou calçadas, a multa é R$ 201,40.
O documento encaminhado ao prefeito é finalizado com a pergunta: "A Secretaria de Meio Ambiente tem condições de intensificar a fiscalização do cumprimento da Lei 5.294/2009?".
Segue abaixo a discussão iniciada por Dagmar Marciliano, proprietária so site Abordagem Notícias. posteriormente postada na Fanpage do Site.
"Eu só gostaria de entender o porquê de os lixeiros que passam na minha rua SÓ pegarem o lixo de quem os leva até a esquina. Se eu deixar dias seguidos na lixeira, que é suspensa (politicamente correta) eles simplesmente não recolhem! Acho o fim ver todo mundo da rua carregando sacos e depositando na frente da casa alheia."
Comentários
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo