Alunos de Medicina da FEMA falam sobre saúde feminina
No mês da mulher, atividades envolveram prevenção e recreação.
Assessoria de Comunicação FEMA
Alunos do curso de Medicina desenvolveram ações voltadas ao público feminino para lembrar o mês das mulheres. A reportagem da FEMA acompanhou as atividades em duas unidades da Estratégia Saúde da Família.
Na ESF Eldorado, o enfoque foi prevenção. As moradoras realizaram exames de Papanicolau, capaz de detectar câncer de colo de útero, DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), dentre outras doenças e infecções, e também o de Mama. Os atendimentos aconteceram na quarta-feira, dia 15, no período da noite.
“Em razão do Dia Internacional da Mulher e com os conhecimentos nas aulas, decidimos convidar a população feminina da região em que atuamos para esse programa preventivo”, diz a aluna do segundo ano Priscilla Frasier Abreu. As pacientes, nos casos necessários, foram encaminhadas para um médico ginecologista.
Já no dia 16, os estudantes que acompanham a ESF Vila Progresso organizaram atividade recreativa no espaço Paradise. As convidadas, após o café-da-manhã, participaram de um bingo e foram presentadas com produtos arrecadados junto ao comércio local.
“É um momento de confraternização, importante para a saúde mental em um cenário de aumento em todo o mundo de quadros de depressão. Lazer faz parte da saúde mental”, contaClaudia Silva Gonçalves, preceptora da unidade.
Essa interação entre estudante e comunidade, segundo a profissional, é extremamente positiva. “A população cada vez mais reconhece a presença dos alunos de Medicina. E os alunosveem como funcionam, na prática, as ações. É um aprendizado mais humanitário”.
A estudante Priscilla Frasier Abreu, do grupo da ESF Eldorado, lembra que um dos objetivos da presença dos alunos é justamente criar vínculo com os pacientes. “Vamos ficar quatro anos na mesma unidade. Conhecemos os moradores, visitamos o local onde moram. Com isso, a gente avalia a predominância de algumas características da região e propomos ações para melhorar a saúde”.
A parceria entre o sistema de saúde de Assis e a Medicina da FEMA teve início em março de 2016. Unidades da Estratégia Saúde da Família recebem às quintas-feiras pela manhã o grupo formado por até oito estudantes, um professor/tutor e um preceptor. Os alunos desenvolvem tarefas em sintonia com as necessidades de cada uma das comunidades atendida.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo