Nessa semana, estudantes do nono ano do Ensino Fundamental da escola Leny Barros da Silva foram recebidos pelo curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema em ação que visa aproximar os alunos do ambiente universitário.Dois grupos, um na quarta e outro na quinta, num total de 90 estudantes, conheceram os laboratórios. O professor Fernando Graciano de Brito apresentou a estrutura da graduação e fez alguns experimentos para os adolescentes.
O projeto foi uma iniciativa da própria escola. “Infelizmente, não temos laboratório. Para fazer essa iniciação na Química, tínhamos que colocar os alunos em contato direto com os laboratórios”, explica a professora Eliane Paglione Vanusa Dias Ferreira, também docente da unidade de ensino, falou da relevância desse encontro. “Cada vez mais, o aluno gosta do palpável. Ele quer ver como as coisas são na prática para, assim, assimilar os conteúdos mais facilmente”.
Em ambas as visitas, o grupo se deslocou a pé da escola, no Parque das Acácias, até as dependências da Fema, em caminhada de 30 minutos de ida e volta sob um sol escaldante. Apesar do calor, os alunos estavam bastante animados, principalmente com os experimentos feitos durante o tour. O professor Fernando Brito classificou como importantíssima a ação. “Normalmente, somos nós da Fema que procuramos as escolas. Gostei muito da iniciativa”. Ainda segundo Fernando, essa aproximação contribui para desconstruir tabus que envolvem a Química. “Muita gente acha que a Química é difícil, de que não vai conseguir. Ao ter esse contato, o interesse é despertado e, para quem realmente se identificar, vai ver que a Química é linda e fácil”.
Durante a visita, o grupo fez uma rápida passagem também pelo curso de Enfermagem. Uma outra turma, em breve, volta a Fema para, dessa vez, ver as estruturas de TV e rádio.
Curso Experimental
O grupo do nono ano da escola Leny Barros da Silva é um dos que pode se inscrever no curso de Química Experimental, além dos estudantes do Ensino Médio. Nesse projeto, que compõe a disciplina Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado da graduação de Química Industrial da Fema, os próprios alunos do terceiro e quarto ano, coordenados pelos professores, produzem os roteiros e ministram as aulas.
O programa surgiu em 2004 e atrai estudantes de Assis e municípios da região. O objetivo é mostrar o quanto a Química está presente no dia-a-dia de todos. Em mais de uma década, muitos participantes inclusive se tornaram alunos da própria graduação. O curso experimental é gratuito. Nesta etapa, 75 vagas estão disponíveis para estudantes a partir de nono ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.
As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no Laboratório de Química, no bloco 2 da fundação, de segunda à sexta das 8h às 17h. É necessário apresentar RG e fornecer uma conta de e-mail. O prazo termina em 18 de abril, dia em que as aulas, que serão sempre às segundas-feiras à noite, terão início. Mais informações no telefone (18) 3302-1055, ramal 1060.
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.