Coletiva: Prefeitos lutam pelo recredenciamento da Oncologia em Assis
A nova diretora do Hospital Regional, Lenilda Ramos (ex-vice prefeita) participou da reunião.
Com a orientação dada em agosto de 2016 para que Assis fosse descredenciada do serviço de Oncologia no Hospital Regional de Assis e que Ourinhos fosse credenciada, antes mesmo de assumir a prefeitura, José Fernandes e Márcio Veterinário estiveram em Brasília, no Ministério da Saúde, em busca de reverter a situação. Porém, a notícia dada na última sexta-feira, 24, de que Ourinhos foi credenciado, a possibilidade do descredenciamento de Assis voltou a ser discutida.
Considerando que a situação é mais política do que técnica, o prefeito José Fernandes agendou uma reunião para esta quarta-feira, 1º de março, em que compareceram prefeitos e diretora Executiva do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), diretora do Hospital Regional, Lenilda Ramos, vereadores Valmir Dionízio e Alexandre Vêncio, voluntários da Associação do Câncer de Assis, entre outros apoiadores da causa.
Nesta reunião foram traçadas ações a serem adotadas para que o descredenciamento não ocorra. Já foi encaminhado ao governador do Estado,Geraldo Alckmin, ao secretário Estadual de Saúde e ao ministro da Saúde um ofício solicitando que a situação seja revista e que se faça uma segunda visita técnica ao HRA, visto que este já se adequou e apresentou aumento expressivo no número de atendimentos de pacientes com Câncer.
O grupo participante da reunião decidiu esperar resposta até segunda-feira, 6, ou seja, o agendamento de uma audiência. Caso isso não ocorra, todos os prefeitos, conforme entendimento feito durante o encontro, vão para Brasília, sem agendamento, e vão aguardar uma lacuna na agenda do ministro e garantem só saírem de lá depois de serem atendidos e tiverem um posicionamento em relação a esta situação.
"Mais uma vez a cidade de Assis paga um preço muito alto por não ter um representante na Assembleia e em Brasília. Então, nós temos que contar com nosso grupo. A força política que temos é o grupo de prefeitos do CIVAP. Nós não vamos pedir o credenciamento, mas sim a manutenção do credenciamento para que os serviços sejam mantidos em Assis, mesmo porque nós já temos o credenciamento, temos a estrutura e temos a demanda, e ainda temos a força política de todas as prefeituras que compõem o CIVAP", diz Fernandes.
Após a reunião, o prefeito de Assis, José Fernandes, o vice Márcio Veterinário, e demais prefeitos, membros do CIVAP e voluntários foram ao Hospital Regional conhecer a estrutura do Setor de Oncologia e os serviços prestados aos usuários.
Assessoria de imprensa da PMA
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo