Abordagem Notícias
SANTA CASA
BELEZA • 18/10/2024 às 00:22

15 mitos e verdades sobre a plástica de nariz

Saiba as respostas para quase todas as perguntas sobre o assunto.

15 mitos e verdades sobre a plástica de nariz

Assim como outros procedimentos, a plástica de nariz é uma cirurgia que carrega consigo muitas dúvidas e até certos medos. É uma cirurgia segura? A recuperação é demorada? Os resultados serão satisfatórios? Essas são apenas algumas das questões recorrentes!

Muitas pessoas acreditam, por exemplo, que a plástica de nariz é sempre uma cirurgia meramente estética, em que o paciente “escolhe o formato de nariz” que deseja ter. Mas isso não é verdade…

O cirurgião plástico Luís Felipe Maatz, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com especialização em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), explica que a plástica de nariz, ou rinoplastia, pode ser realizada por motivos estéticos, funcionais (quando há alguma alteração na função respiratória nasal), ou pelos dois motivos. “Ao realizar a rinoplastia, o cirurgião deve sempre objetivar a manutenção da função nasal associada à melhoria dos aspectos estéticos”, destaca.

Desta maneira, de acordo com o cirurgião plástico André Barbosa, da All Clinik (Barra da Tijuca – RJ), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a plástica de nariz pode ser uma indicação para pessoas que têm alguma queixa funcional específica (não respira bem, por exemplo) e/ou pacientes com queixa estética (que não gostam do aspecto do nariz e querem modificá-lo para terem uma maior harmonia facial).

Neste contexto, você confere abaixo os principais mitos e verdades que envolvem a plástica de nariz, bem como todas as orientações dos profissionais a respeito do procedimento.

1. A plástica de nariz é uma cirurgia meramente estética

Foto: Getty Images

MITO: Marcelo Moreira, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e membro da American Society of Plastic Surgery (ASPS), preceptor da residência médica de cirurgia plástica do Hospital Federal dos Servidores do Estado (RJ) e médico do serviço de cirurgia plástica e microcirurgia do Instituto Nacional de Câncer (INCa-RJ), comenta que, hoje em dia, dificilmente alguém opera um nariz pensando somente na questão estética.

“Antes da cirurgia, é necessário um bom exame físico e, na maioria dos casos, a solicitação de uma tomografia para vermos como estão as estruturas internas. A rinoplastia estruturada nada mais é que uma cirurgia estética aliada a um tratamento funcional”, destaca Moreira.

O cirurgião plástico André Barbosa ressalta, porém, que a cirurgia pode ser apenas estética se o paciente não apresentar nenhum sintoma ou queixa relativa ao nariz, como, por exemplo, desvio de septo. “Se não existe problema funcional, a cirurgia é estética”, diz.

2. A plástica de nariz é uma cirurgia de risco

MITO: Maatz destaca que ela não é considerada uma cirurgia de risco, desde que seja realizada pelo cirurgião especialista, em hospitais ou clínicas com estruturas adequadas e o paciente esteja com boas condições de saúde (incluindo exames pré-operatórios normais). “É uma cirurgia de curta duração (cerca de 2 horas) e a alta hospitalar ocorre geralmente no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento”, diz.

Barbosa reforça que, como toda cirurgia, a plástica de nariz deve ser feita com uma equipe preparada, em um hospital bem aparelhado, e com todos os exames pré-operatórios realizados. “Se ‘tudo está ok’, a cirurgia é bem tranquila, com os riscos inerentes a todo procedimento cirúrgico”, explica.

3. A plástica de nariz pode causar problemas respiratórios

Foto: Getty Images

VERDADE: Marcelo Moreira destaca que, caso seja mal feita, a cirurgia poderá ocasionar colabamento da válvula externa, desvios septais que vão levar o paciente à dificuldade respiratória.

Maatz ressalta que alguns motivos pelos quais uma cirurgia plástica nasal pode não ter uma resposta satisfatória são: pacientes com características anatômicas desfavoráveis; não diagnóstico prévio de problemas respiratórios; má execução técnica do procedimento; resposta inesperada do paciente no pós-operatório (particularmente produção excessiva de fibrose).

Mas, vale destacar: se executada de forma correta e com equipe habilitada, dificilmente a rinoplastia causará problemas respiratórios.

4. A plástica de nariz pode corrigir problemas respiratórios

VERDADE: Barbosa comenta que podem ser corrigidos, por exemplo, desvio de septo, problemas de adenoide etc.

Maatz explica que, ao se corrigir cirurgicamente o desvio de septo ou a hipertrofia das conchas nasais, dois dos problemas funcionais mais comuns, há aumento do fluxo de ar pelas narinas e, consequentemente, melhora do padrão respiratório do nariz. “Dessa maneira, os pacientes podem experimentar a sensação de que o nariz não está mais entupido e que estão respirando melhor”, diz.

5. A recuperação da plástica de nariz é muito complexa

Foto: Getty Images

MITO: Maatz explica que a recuperação de uma cirurgia plástica nasal costuma ser tranquila e relativamente rápida. “Há necessidade de uso de curativo externo por cerca de uma semana, assim como uso de medicações por via oral e nasal. O paciente pode retornar às suas atividades habituais após um período relativamente curto. A média é de 7 a 14 dias para o retorno ao trabalho e de um mês para realização de atividades físicas”, diz.

Barbosa comenta que o paciente pode ter edema, hematoma, mas isso regride em uma ou duas semanas.

6. Após a cirurgia, a pessoa respira com dificuldades

RELATIVAMENTE VERDADE: Maatz ressalta que nos primeiros dias após a cirurgia, devido ao inchaço secundário à cirurgia, pode haver uma dificuldade na respiração pelo nariz, o que costuma melhorar com o uso das medicações prescritas pelo cirurgião.

Marcelo Moreira comenta que o paciente pode ter um pouco de dificuldade. “Mas, hoje em dia, existem curativos especiais em que o paciente consegue respirar através dele”, diz.

Barbosa destaca ainda que o que acontece, muitas vezes, é o paciente reclamar quando o cirurgião usa tamponamento nasal no pós-operatório imediato e o paciente tem que respirar pela boca. “Mas existem tamponamentos hoje mais modernos, que deixam um pertuito para o ar passar. Mas mesmo com tamponamento convencional, esse desconforto é pequeno e rápido, já que o cirurgião retira esse tampão assim que possível, em média 12 horas”, explica.

7. A plástica de nariz é muito dolorosa

MITO: Maatz explica que os pacientes costumam sentir, nos primeiros dias, apenas uma dor leve à moderada, necessitando somente de analgésicos simples e anti-inflamatórios para seu controle.

Moreira acrescenta que, mesmo em pacientes em que são necessárias fraturas nasais, a dor é muito rara no pós-operatório.

8. “Só de olhar” é possível identificar quem fez a plástica de nariz

Foto: Getty Images

MITO: Pelo contrário, conforme destaca André Barbosa: o ideal é obter-se um resultado natural e em harmonia com a face.

Marcelo Moreira comenta que essa ideia era “verdadeira” há 30 anos, tempos em que as rinoplastias eram “meio que padronizadas”. “Hoje em dia, cada cirurgia é adequada para um paciente, ou seja, cada nariz é operado para que o resultado final fique o mais harmônico possível com aquele rosto”, explica.

9. Não existe o “nariz ideal”, mas sim, “o mais adequado a cada face”

VERDADE: A cirurgiã plástica Maiéve Corralo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial (ABCCMF) e da American Society of Plastic Surgery (ASPS), diretora da clínica ELEV (RJ), explica que um rosto bonito está relacionado com a boa proporção da face… “O tamanho do nariz deve ser igual ao tamanho da testa e do queixo. Por isso um nariz muito pequeno poderia ser facilmente percebido como ‘plástica’… Então, devemos sempre respeitar as proporções”, diz.

André Barbosa reforça que é preciso respeitar o biotipo do paciente, não dá para “fazer” o mesmo nariz para todos os pacientes.

10. A cirurgia plástica no nariz pode ser realizada em qualquer idade

Foto: Getty Images

MITO: Maiéve destaca que a idade ideal para se operar o nariz é 18 anos para mulheres e 21 anos para homens.

Barbosa ressalta que o correto é realizar a cirurgia depois que as estruturas nasais estão mais definidas, a partir de 16-18 anos.

11. A ponta do nariz perde a sensibilidade após o procedimento

VERDADE. Barbosa explica que geralmente ocorre uma perda de sensibilidade, mas ela é temporária (volta em alguns meses após o trauma cirúrgico).

12. A plástica de nariz pode ser feita mais de uma vez

VERDADE: Maiéve explica que, quando a primeira cirurgia não proporciona o resultado esperado, pode-se realizar um segundo procedimento depois de 6 a 12 meses. “Porém, um segundo ou terceiro procedimento é sempre mais complicado”, diz a cirurgiã plástica.

Barbosa reforça que o ideal é que a plástica seja realizada uma única vez, obtendo-se o resultado desejado.

“Pacientes que têm alguma condição reparadora no nariz, como pacientes fissurados, geralmente fazem mais de uma cirurgia, para retoques e objetivando melhor resultado estético”, acrescenta Barbosa.

13. Na plástica de nariz, o paciente escolhe o formato do nariz que deseja ter

Foto: Getty Images

MITO: Maiéve explica que o paciente não pode “querer o nariz de outra pessoa”, pois devem ser respeitadas a anatomia e as proporções da face. “Os desejos mais comuns são afinar o dorso e a ponta, diminuir a giba, diminuir as narinas, retificar o dorso com a ponta… E também podemos tratar a parte funcional ao mesmo tempo”, diz.

Barbosa destaca que o paciente pode e deve fazer é conversar muito com seu cirurgião antes da cirurgia, para expor suas expectativas realistas. “Mas o ideal é fazer um nariz de acordo com os traços do paciente”, explica.

14. O paciente tem alta no mesmo dia da cirurgia

RELATIVAMENTE VERDADE: Barbosa explica que alguns cirurgiões liberam o paciente no final do dia, outros preferem que o paciente pernoite no hospital e tenha alta no dia seguinte.

15. O resultado da plástica de nariz pode ser visto logo no primeiro mês

MITO: Barbosa explica que, no primeiro mês, a pessoa já nota diferença… “Mas, sempre tem algum edema, que vai saindo aos poucos. Resultado final mesmo é entre 3 a 6 meses. Ideal 6 meses”, diz.

Para Maiéve, a rinoplastia é o procedimento cirúrgico que mais demanda paciência. “Os resultados começam a ser percebidos no terceiro mês e modificam-se em até um ano ou mais”, diz.

Dicas para se preparar para a plástica de nariz

Foto: Getty Images

Está pensando em se submeter à plástica de nariz?! Confira as dicas abaixo para se preparar para a cirurgia da melhor maneira, sem criar grandes ilusões e nem medos exagerados.

Pense, primeiramente, em quais são seus objetivos com a cirurgia: Luís Felipe Maatz explica que a rinoplastia é indicada para os pacientes que buscam a melhora do formato do nariz, da função respiratória nasal ou das duas coisas.

Tenha expectativas reais: não adianta querer “escolher” o tipo de nariz que deseja ter se baseando na aparência de outras pessoas. O que você pode e deve fazer, de acordo com André Barbosa, é conversar muito com seu cirurgião antes da cirurgia para expor suas expectativas. Mas tendo sempre a consciência de que o ideal é ter um nariz que esteja em harmonia com os seus traços.

Escolha um profissional competente e com o qual você simpatize: é essencial que você sinta-se à vontade com o profissional escolhido para expor suas expectativas, tirar dúvidas e sentir-se segura em relação à cirurgia.

Não se apavore pensando no pós-operatório: compartilhe com o profissional todas suas dúvidas e aflições. Mas saiba que a recuperação de uma cirurgia plástica nasal costuma ser tranquila e relativamente rápida. Maatz lembra que o pós-operatório inclui o uso de curativo externo por cerca de uma semana, assim como uso de medicações por via oral e nasal.

Prepare-se corretamente para a cirurgia: Maiéve explica que, antes de qualquer procedimento, a pessoa deve evitar anti-inflamatórios, aspirina e ginko biloba, e cuidar ainda para não estar resfriada ou com secreção nasal. Deve também lavar as narinas com jato de soro fisiológico uma semana antes da cirurgia (o que ajuda a prevenir contaminação).

Vale lembrar que, antes da plástica de nariz, será realizado o pré-operatório completo (com os exames solicitados pelo cirurgião), o que inclui também a liberação do cardiologista (em relação ao risco cirúrgico).

Agora você já sabe que a plástica de nariz pode ser realizada por motivos estéticos, funcionais, ou ainda, pelos dois motivos. Como toda cirurgia, o essencial é que seja feita por um profissional competente, com uma equipe preparada, em um hospital bem aparelhado e com todos os exames pré-operatórios realizados.

Fonte - Dicas de Mulher

 



lena pilates
Pharmacia Antiga