Morre professor Ulysses Telles Guariba Netto
Ele foi presidente do Conselho Curador da Fema.
A Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA informa o falecimento do professor doutor Ulysses Telles Guariba Netto, 76 anos, ex-presidente do Conselho Curador.
O óbito ocorreu no início da tarde desta terça-feira, dia 7 de fevereiro, na casa onde Ulysses residia, na rua Martin Afonso, 260, Vila Santa Cecília, em Assis.
Desde de 2015 o professor lutava bravamente contra um câncer no pâncreas, que o venceu por volta das 12h30.
Guariba nasceu em 10/8/1940 e sempre teve forte atuação no cenário educacional, político e cultural de Assis. Foi ele o grande idealizador e incentivador para a implantação do curso de Medicina em Assis - quando se recuperava de uma cirúrgia.
Guariba Netto era professor aposentado do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ele já dirigiu por duas vezes a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), teve intensa atuação nos episódios que envolveram a violação dos Direitos Humanos na UNESP durante a Ditadura Militar de 1964 a 1985.
Ulysses lecionou de 1968 a 1977 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, para onde veio ajudar a instalar o Curso de Filosofia. Com a criação da UNESP, em 1976, o Curso de Filosofia foi transferido para a Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília.
Separado desde 1969 da grande figura histórica brasileira, a guerrilheira Heleny Telles Ferreira Guariba (torturada e morta durante a ditadura militar), Ulysses Guariba deixa a esposa Denise e os filhos João, Francisco e Juliana.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
O corpo do professor Ulysses será velado à partir das 19 horas de hoje no Centro Funerário São Vicente Prever A cremação será amanhã, às 10 horas, em Londrina-PR.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo