Abordagem Notícias
Unifio
ASSIS-SP • 10/04/2025 às 11:41, atualizada em 10/04/2025 às 11:45

Advogado assisense é nomeado Delegado Corregedor do Conselho Federal Parlamentar

Merlim passa a ocupar uma das funções mais relevantes dentro da estrutura do Conselho.

Advogado assisense é nomeado Delegado Corregedor do Conselho Federal Parlamentar

O advogado João Carlos Merlim, natural de Assis (SP), foi nomeado para mais um mandato como Delegado Corregedor do Conselho Federal Parlamentar (CONFEP). Atuando como delegado adjunto há cinco anos e membro da entidade desde 2008, Merlim passa a ocupar uma das funções mais relevantes dentro da estrutura do Conselho, reforçando seu compromisso com a defesa da cidadania e dos direitos da população.

Em sua nova função, Merlim pretende continuar difundindo os valores da cidadania em todas as esferas, ampliando a atuação do CONFEP na região. Um dos planos em destaque é a criação de um Conselho Municipal de Cidadania em Assis, com o objetivo de estabelecer um canal direto entre a população e o Ministério da Justiça. "Queremos dar voz efetiva à nossa comunidade e discutir os problemas locais e regionais junto da sociedade civil", afirma o advogado.

Segundo Merlim expôs ao portal Abordagem, a nomeação representa mais do que uma conquista pessoal. “É uma oportunidade de fortalecer a atuação cidadã e garantir que os direitos das pessoas sejam respeitados e ampliados. O CONFEP nos dá esse respaldo, por ser uma entidade com outorga do Ministério da Justiça e reconhecida nacionalmente pela sua seriedade”, completa.

O que é o CONFEP? (fonte: site Confep)

O Conselho Federal Parlamentar (CONFEP) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), instituída em 2003, com sede em Brasília. Trata-se de uma instituição de direito privado com autonomia administrativa e financeira, que atua em articulação com entidades públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e social sustentável.

O CONFEP se destaca por sua ação cidadã independente do Estado, entendendo que há demandas sociais que não devem ser exclusivamente responsabilidade do poder público. Por isso, atua por “razões de sociedade”, promovendo parcerias, articulações e iniciativas de impacto coletivo, com foco na ética, no combate à corrupção e na ampliação da cidadania.

Com profissionais qualificados, a instituição atua como ponte entre a sociedade civil e os poderes públicos, observando problemas, descobrindo potencialidades e propondo soluções onde o Estado, muitas vezes, não alcança. Ao longo de sua trajetória, o CONFEP jamais recebeu recursos públicos para sua manutenção, reforçando seu compromisso com a transparência, independência e responsabilidade social.

Fonte: Redação

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.



lena pilates
Pharmacia Antiga