CIVAP participa de encontro sobre Universaliza SP e Programa Integra Resíduos
Prefeitos e gestores presentes puderam contribuir para as discussões sobre os programas

Na tarde desta segunda-feira, 31, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP, participou do encontro com prefeitos e consórcios, realizado pela secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, em Marília/SP, para apresentação dos programas Universaliza SP e Programa Integra Resíduos.
O presidente do CIVAP e prefeito de Palmital, Luis Gustavo Mendes Moraes, esteve presente junto com os integrantes da diretoria do Consórcio, o vice-presidente e prefeito de Cruzália, Arildo Mosquito, o tesoureiro e prefeito de Pedrinhas Paulista, Freddie Nicolau, além da equipe técnica, a diretora executiva, Ida Franzoso de Souza, e os engenheiros ambientais, Jessica Diniz, André Campos e Leandro Dias. Também estiveram presentes vários prefeitos consorciados ao CIVAP.
O Programa Universaliza SP prevê a regionalização do saneamento para cidades que não fazem parte do contrato da Sabesp, estruturando soluções de saneamento para garantir resiliência hídrica e atendimento das metas de universalização. A secretária de Estado destacou a importância da atuação regionalizada na resolução dos desafios em saneamento básico nas cidades que não são atendidas pela Sabesp, e enfatizou que o prazo para adesão dos municípios ao programa vai até o dia 11 de abril.
Além disso, Natália ressaltou que o Estado realizará, com recursos próprios e sem custos aos municípios, estudos de viabilidade e modelagem para estruturar a contratação de parceria regionalizada para aqueles que aderirem ao programa, com a participação ativa das gestões municipais, principalmente em relação aos investimentos a serem realizados.
Durante a reunião, também foi apresentado o Programa Integra Resíduos, que tem como foco principal aprimorar a gestão de resíduos, visando ao atendimento das necessidades regionais e locais de manejo de resíduos sólidos urbanos. Segundo a secretária, foram iniciados estudos de viabilidade e modelagem de projetos de destinação final de resíduos sólidos para 12 consórcios intermunicipais, incluindo o CIVAP: AMVAPA, CERISO, CICOP, CIENSP, CINORP, CISBRA, CONCEN, CONSIMARES, GRANDE ABC, NOVO VALE e UMMES. Os 216 municípios desses consórcios geram, aproximadamente, 7 mil toneladas de resíduos por dia.
O encontro foi encerrado com uma sessão de perguntas, da qual os prefeitos e gestores presentes puderam contribuir para as discussões sobre os programas.
Fonte: Assessoria de Comunicação
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo