
CIVAP monitora projeto de recuperação energética via Resíduos Sólidos Urbanos
A usina realizará a destinação final de 300 toneladas diárias de resíduos de 15 municípios.

Na última quarta-feira, 26, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP participou de uma reunião de acompanhamento da instalação da usina de geração de energia por meio de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). O encontro ocorreu na sede administrativa da BAL CIVAP SPE, empresa vencedora da licitação para implantação da unidade, localizada em Palmital/SP.
Representando o CIVAP, estiveram presentes o vice-presidente do consórcio e prefeito de Cruzália, Arildo Osmar Moro, e o tesoureiro e prefeito de Pedrinhas Paulista, Freddie Nicolau. Ambos participaram do encontro em nome do presidente do CIVAP e prefeito de Palmital, Luis Gustavo Mendes Moraes. Também acompanharam a reunião a diretora executiva do CIVAP, Ida Franzoso, a gerente administrativa/financeira e gestora do contrato do projeto, Janete Migoto Gomes, e a gerente de projetos e engenheira ambiental, Jessica Diniz.
Os representantes da BAL CIVAP SPE, Luciano Infiesta e Leandro Dias apresentaram as atividades realizadas. Atualmente, o projeto está em fase de licença ambiental, aguardando a emissão da Licença de Instalação (LI) pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), órgão regulador responsável pela aprovação ambiental do empreendimento.
Em setembro de 2024, foi emitida a licença prévia (LP) e em novembro foi protocolado o pedido da licença de instalação (LI), após a produção de documentos que atendessem às condicionantes da LP.
O PROJETO
A usina realizará a destinação final de 300 toneladas diárias de resíduos sólidos urbanos, provenientes de 15 municípios integrantes do CIVAP. O processo utilizará a tecnologia de gaseificação em leito fluidizado, um método inovador que, em vez de queimar os resíduos, converte-os em gás de síntese por meio da quebra de suas cadeias carbônicas. Esse processo químico possibilita a geração de energia elétrica limpa e sustentável, além de proporcionar uma alternativa mais eficaz para a destinação final dos resíduos, evitando a ocupação de grandes áreas por aterros sanitários e reduzindo custos operacionais, logísticos e de destinação para os municípios participantes.
O empreendimento faz parte de uma concessão firmada em 2022 por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), na qual a BAL CIVAP SPE investe mais de R$150 milhões no projeto, incluindo a aquisição do terreno, estudos preliminares e processos de licenciamento ambiental. Todo o investimento é privado, sem aporte financeiro dos municípios ou do CIVAP.
O CIVAP reforça a grandeza e a sustentabilidade do projeto, que segue rigorosamente a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2010, e revolucionará a forma com que os municípios poderão destinar seus resíduos sólidos sem prejudicar a natureza.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação CIVAP
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo