Associação Voluntária de Combate ao Câncer inaugura sua sede própria
A nova sede fica na Rua Coronel Fiuza, número 168, Vila Fiuza.

Nesta quinta-feira, 27, aconteceu a inauguração da sede própria da AVCCA - Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Assis que reuniu voluntárias e voluntários, a prefeita Telma Spera, demais autoridades e convidados, para este momento tão especial.
“Nossa imensa gratidão a todos, que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização desse grande sonho da AVCCA”, expressa Fátima Spera, uma das voluntárias.
O novo endereço da AVCCA é na Rua Coronel Fiuza, número 168, Vila Fiuza. Mais informações pelos telefones (18) 99702-5821, (18) 3322-4742 ou (18) 3322-4733.
Histórico
A ideia original da criação da Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Assis – AVCCA surgiu de um grupo de pessoas interessadas em oferecer à população assisense um espaço em que as questões relacionadas à prevenção e ao tratamento do câncer pudessem ser abordadas, difundidas e encaminhadas. Assim, no dia 09 de outubro de 1996 formalizou-se a criação da AVCA, em sua primeira sede à Rua Barão do Rio Branco, nº 250.
Na ocasião a Sra. Ieda Maria de Oliveira Frederico presidiu a assembleia geral de fundação e posse onde se procedeu a escolha da 1ª diretoria provisória. Segundo Ieda Maria de Oliveira Frederico, a primeira presidente da AVCCA, a criação da entidade contou com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Social, através da Secretaria Nilza Ferreira da Silva, que interferiu junto ao então prefeito, Sr. José Santilli Sobrinho, para que doasse uma sede para a associação.
Em 08 de dezembro de 1997, a prefeitura municipal de Assis, aprovou e sancionou a Lei nº 3645, que declara a associação como utilidade pública. Em 2011 houve a doação de um terreno, pela Prefeitura Municipal de Assis, na gestão do então prefeito Dr. Ezio Spera para a construção de uma sede própria que se concretiza no presente momento. Desde a sua criação a Associação vem buscando atingir seus objetivos fundamentais desenvolvendo inúmeras atividades no sentido de atuar no combate e prevenção do câncer e atender e assistir os pacientes em tratamento.
Em todo esse processo os voluntários envolvidos com permanentes orientações e capacitações por meio de cursos, palestras, reuniões e treinamentos, atuando de forma responsável e compromissada, procuram atender os pacientes com dedicação e amor ao próximo. A
Ações realizadas pela AVCCA
Recepção e acolhimento dos pacientes pelas plantonistas voluntárias e secretária. Cadastramento do paciente, com laudo conclusivo (biópsia), encaminhado pelo SUS Encaminhamento para agendamento de consultas em hospitais especializados. Fornecimento de medicamentos específicos e que não são fornecidos pelos Postos de Saúde Fornecimento de cesta básica para as famílias dos pacientes mais necessitados.
Fornecimento de alimentação suplementar direcionada aos pacientes de quimioterapia e radioterapia. Fornecimento de fraldas descartáveis. Visitas domiciliares. Projeto do Café Solidário: serviço de acompanhamento e fornecimento de lanche aos pacientes da ala de oncologia do Hospital Regional de Assis. (Quimioterapia) Projeto de Prevenção do Câncer com orientação e conscientização: encontros, cursos, palestras e distribuição de material específico (panfletos e cartilhas).
Fornecimento de materiais específicos (próteses, perucas, aparelhos) de atendimento aos pacientes. Projeto do Artesanato - encontros semanais de pacientes e voluntárias para a produção de materiais artesanais. Promoção de eventos para arrecadação de fundos: bazares, festas, Jantar Rosa, campanhas. Recebimento de carnês mensais e doações esporádicas. Apoio Jurídico aos pacientes. Apoio Psicológico aos pacientes, familiares e voluntários. Cursos de capacitação e treinamento de voluntários. Confraternizações com os pacientes em datas comemorativas. Autossustentabilidade financeira da Associação: água, luz, telefone, material de secretaria.
Presidentes da AVCCA e suas relevâncias
Ieda M. de Oliveira Frederico: “Sensibilização da comunidade e busca de parcerias para criação da Associação".
Nilza Barchi Marquezini: “Organização de eventos e chás, e especialmente, da Festa do Milho.”
Idália Batista Gomes: “Atuação na implantação do serviço de Oncologia no HRA e organização do Café Solidário”
Aparecida Zacarias: " Empenho em garantir um bom atendimento a todos que buscaram a Associação."
Maria Célia de Almeida Simonetti: “Início da mobilização almejando a construção da sede própria".
Maria Heloisa Afonso Pinheiro: "Doação do terreno, pela Prefeitura Municipal, para construção da Sede própria e alavanca para as campanhas anuais do Mac Dia Feliz na cidade de Assis”.
Elizabeth Elias Nicolau de Carvalho: “Campanha pela manutenção da Oncologia no HRA, com grande mobilização da comunidade assisense”.
Roselene Alves Demarchi: “Comprometimento, dedicação e realização de inúmeras atividades para ajudar o próximo”.
Rosane Aparecida Bittencourt da Silveira: “Compromisso e luta pela permanência da Oncologia em Assis e pela construção da Sede própria”.
Fonte: Redação - Fotos: divulgação
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo