Obras emergenciais na Câmara Municipal de Assis evitam tragédia
A prefeita elogia a Câmara por ter acionado o Departamento de Obras com antecedência.

Uma intervenção emergencial realizada pela Prefeitura de Assis evitou que problemas estruturais na área adjacente à Câmara Municipal resultassem em uma tragédia. Em janeiro deste ano, após fortes chuvas, um muro aos fundos da casa das leis desabou e o estacionamento do prédio apresentou rachaduras e dilatação no piso, indicando risco de desmoronamento. Diante da situação, a Secretaria de Obras agiu rapidamente, executando medidas paliativas para reforçar a estrutura e conter o avanço dos danos.
No último sábado (23), novamente uma tempestade atingiu a cidade, e, graças às obras realizadas, um carro com quatro ocupantes – incluindo uma cadeirante – não foi arrastado ribanceira abaixo.
Segundo relato da prefeita Telma Spera ao portal Abordagem Notícias, após a identificação dos danos estruturais, o presidente da Câmara acionou a Secretaria de Obras, que enviou uma equipe de engenharia para avaliar a gravidade da situação. Com base no estudo emergencial, foram implementadas medidas paliativas para garantir a estabilidade do local até que uma solução definitiva pudesse ser viabilizada.
Medidas emergenciais para garantir a estabilidade do local foram essenciais (foto: Abordagem)
Agora, o setor de engenharia da prefeitura finalizou o projeto necessário para resolver os problemas de escoamento de águas pluviais na área, impedindo que novas chuvas provoquem mais danos. O próximo passo será levantar os recursos financeiros emergenciais para a execução da obra definitiva, que será iniciada assim que houver um período de estiagem, garantindo a segurança da estrutura da Câmara e das áreas adjacentes.
A prefeita ressaltou que o Executivo está empenhado na captação de recursos para financiar a obra definitiva. Segundo ela, estão sendo encaminhando projetos ao Governo Federal e Estadual para garantir investimentos que possibilitem resolver, de forma duradoura, os problemas de inundação na cidade.
“São obras de grande complexidade e alto custo, que exigem planejamento e apoio financeiro. Estamos trabalhando para viabilizar os recursos necessários e garantir a segurança da população”, afirmou a prefeita.
A situação estava crítica aos fundos da Câmara Municipal (foto: Abordagem)
Telma destacou, ainda, que a rápida intervenção da prefeitura foi fundamental para evitar uma tragédia. “Felizmente, a presidência da Câmara nos alertou sobre a queda do muro. Caso contrário, poderíamos estar lidando com uma situação ainda mais grave. Estive no local com nossas equipes, acolhendo a família e oferecendo suporte a todos”, completou.
A administração municipal segue monitorando as áreas de risco na cidade e reforçando medidas preventivas para minimizar os impactos das chuvas, especialmente em locais onde há histórico de alagamentos e deslizamentos.
Fonte: Redação - Fotos Abordagem
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo