Jardim da Eternidade: Um tributo de amor e fé para Catarina Mercadante
Mãe transforma dor em esperança ao eternizar a memória da filha em um livro comovente.
Ressignificar a vida após a pior perda que uma mãe pode experimentar. Foi com essa missão que Mana Mercadante encontrou forças para seguir em frente depois do trágico acidente que tirou a vida de sua filha, Catarina Torres Leite do Canto Mercadante, em 2023, na rodovia Rachid Rayes, entre Assis e Marília.
Desde aquele dia fatídico, que marcou não só sua família, mas todos que conheceram, ou mesmo apenas ouviram falar da jovem estudante de Medicina, Mana tem vivido um processo de transformação baseado em fé inabalável e na certeza do reencontro. Com os sentimentos transbordando no coração, ela decidiu colocá-los no papel. Assim nasceu o livro "Jardim da Eternidade", um livro escrito ao longo de dez meses, que eterniza a memória de Catarina e serve, de alguma forma, para auxiliar outras mães que enfrentam a dor imensurável de perder um filho.
O livro foi lançado na quarta-feira, dia 29 de janeiro, na Igreja Aos Pés da Cruz, em Assis. A data foi escolhida propositalmente para marcar os dois anos da partida de Catarina. Em entrevista ao portal Abordagem Notícias, Mana revelou que teve Deus e sua filha como inspiração para cada palavra escrita:
"Esse livro veio do céu, foi uma maneira que encontrei para expressar tudo o que está no meu coração, para homenageá-la e para dizer que esse encontro com Deus fez com que eu entendesse que sem Ele nada disso seria possível."
Mana descreve o luto como um processo solitário e devastador, mas destaca que sua comunhão com Deus foi essencial para ajudá-la a seguir em frente.
"Quando a gente vive um luto, muitas vezes quer se afastar do mundo. É um sofrimento imensurável. Mas eu me firmei na fé, e através desse relacionamento com Deus encontrei forças para escrever este livro. Pedi a Ele que fosse possível lançá-lo no dia 29 de janeiro, porque queria que essa data, quando devolvi a minha filha a Deus, mesmo sendo muito triste, fosse também uma homenagem à minha Florzinha."
Um legado que transcende o tempo
Catarina não marcou apenas a vida da família. Seu jeito doce e sua presença inesquecível tocaram inúmeras pessoas, muitas das quais sequer a conheceram pessoalmente. Mana conta que, ao longo desse processo de escrita, sentiu a grandiosidade da filha tomando conta de si, dando-lhe forças para seguir.
"Esse livro não é sobre superação, mas sobre buscar em Deus a força para viver essa dor. O 'Jardim da Eternidade' veio com a certeza de que minha filha está no céu, junto de Deus, e essa convicção me traz paz. Espero que esse livro abençoe muitas vidas, sirva como instrumento para ajudar outras mães que também experimentam essa dor, que não dá para descrever, bem como, abençoe as pessoas que me ajudam a enfrentar essa caminhada. Escrevendo e publicando essa obra, encontrei um jeito de manter Catarina viva em cada página e, ao mesmo tempo, estar mais próxima de Deus."
Jardim da Eternidade não é apenas um livro, é um testemunho de amor, fé e resiliência. É um jardim que floresce além do tempo, onde Catarina permanecerá eternamente viva.
No lançamento, muitos parentes, amigos e desconhecidos, tocados e emocionados pela partida precoce da jovem Catarina. Ao lado de Mana, profundamentes tocados pela perda, estavam o marido Juliano e os filhos, Pedro e Juliano, o Juju. Uma família que experimenta a dor, a fé e esperança do reencontro
Fonte: Redação - Fotos Ivanzinho Melo
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo