Abordagem Notícias
UNOPAR
LOCAL • 20/10/2024 às 19:07

No ano de 2016 foram detectado 22 casos novos de HIV em Assis

O teste foi oferecido em todas as unidades básicas de saúde, Penitenciaria e na rede especializada

No ano de 2016 foram detectado 22 casos novos de HIV em Assis

A 9ª Campanha Estadual - Fique Sabendo 2016, juntamente com o Programa Estadual de DST/AIDS foi realizada no período de 25 de Novembro a 01 de dezembro de 2016. 

Segundo a coordenadora do GIPA de Assis (Grupo Integrado de Atenção e Prevenção à DST, HIV/AIDS e Tuberculose, Maria do Carmo Paes Coelho, no estado de São Paulo o problema do acesso ao diagnóstico do HIV/AIDS diminuiu, mas ainda persiste. “Muitas pessoas não sabem que estão infectadas com o vírus e não tem oportunidade de realizar o exame.  Ainda hoje, dentre outros fatores, o diagnóstico tardio contribui para a morte por AIDS de  nove  pessoas  por  dia”. 

 A Campanha teve por objetivo estimular a população do Estado de São Paulo a realizar o teste anti-HIV principalmente para as pessoas mais expostas e àquelas com vida sexualmente ativa e que nunca realizaram o teste de HIV na vida.  A campanha, buscou aproximar o teste de HIV da população, reduzindo o estigma associado a sua realização e facilitando a implantação dos “fique-sabendo” permanentes na rede de atenção básica, permitindo que durante o ano todo, a população busque a realização do exame de HIV sem necessidade de encaminhamento médico.

“Nestes anos de experiência avançamos muito e precisamos avançar ainda mais para fazer chegar o teste às pessoas mais expostas ao HIV e fazê-lo garantindo confiabilidade e qualidade no processo diagnóstico”, disse Maria do Carmo.

Foi implementado com ações de Capacitação em testes rápidos os profissionais da Atenção Básica Enfermeiros e Psicologos a partir de 2013, o que revelou um avanço no nosso município em se tratando em diagnóstico precoce do HIV e Sífilis, buscando desta forma a integralidade no cuidado e assistência.  

O teste foi oferecido em todas as unidades básicas de saúde, Penitenciaria, na rede especializada e unidades volantes. Com horários diferenciados de atendimento alternativos, que permitiram incluir a população trabalhadora.

“O que nos surpreendeu e nos motivou além do apoio da mídia local, foi o grande número que divulgaram o trabalho nas redes sociais”.

Nas ações extra muro de testagem foi contemplado o Supermercado Avenida MAX, Ambulatório Medico Estadual – AME e Clube da terceira idade, com adesão dos funcionários e participantes.

Foi realizado na semana de Luta contra AIDS oficina com os portadores do vírus HIV, abordando impacto do diagnóstico, adesão ao tratamento, e troca de experiência com portadores do vírus há mais de cinco anos que venceram o estigma do preconceito e prosseguiram mesmo em meio as adversidades o acompanhamento, hoje podem ajudar os novos, a fim de não abandonar o acompanhamento. Foi uma experiência sensacional, apoiado pela equipe e principalmente pelos pacientes, que manifestaram o desejo de realizar outros encontros como aconteceu. Durante o mês foi entregue aos pacientes uma recordação, o que muitos os alegrou, elaborado pelas funcionárias Janaina e Adriana, que tem demonstrado todo carinho, respeito aos portadores.

Na análise de Maria do Carmo, 2016 foi um ano de muitos trabalhos, palestras, orientações, campanhas, treinamentos. Somos gratos a equipe GIPA, trabalhando com dignidade, ética, integralidade no cuidado com o portador do vírus HIV e demais usuários da unidade.                  

Em cindo dias de campanha foram realizados 1.672 testes,  distribuídos da seguinte forma:

638 Testes Rápido Diagnostico HIV – com 02 Reagente

638 Testes Rápido de Sífilis -   com 11 casos reagente

198 testes para Hepatite B – nenhum reagente

198 testes para Hepatite C – 01 casos reagente

 

No ano de 2016 foram detectado 22 casos novos de HIV. Pacientes que tiveram seu diagnostico precoce, já inseridos no serviço de Assistência ao portador do vírus HIV, já receberam suas medicações, e o mais importante: melhor qualidade de vida.

 

O trabalho foi realizado com apoio de diversos segmentos da sociedade entre eles:

Durante o ano a equipe realizou palestras educativas com apoio da Escola Municipais e Estaduais,  Faculdades,Instituições de saúde, empresas localizadas no Município, semana da SIPAT, o apoio de diversos segmentos da sociedade entre eles: professores das escolas Municipais e Estaduais, Alunos do  Programa Escola da Família.  Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, cursos de Enfermagem e Medicina , Instituto Educacional do município de Assis – UNESP, ONG Golpam de Maracai,  Escola Tecnica Pedro D’Arcádia – ETEC, Júnior, Eletronica, Hidraulica Ltda ME, Multi serviços, Marcia Melo – Festa e companhia, Fundação Assisense de Cultura -FAC, mídia falada e escrita.

 

 




lena pilates
Pharmacia Antiga