Abordagem Notícias
ACIA
ASSIS-SP • 17/12/2024

Professor de Assis e sua equipe participam de simulação espacial

A ação faz parte do Projeto Habitat Marte, da UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professor de Assis e sua equipe participam de simulação espacial

O professor de robótica e astronomia, Diogo Lamotta e sua equipe participam entre os dias 10 e 23 de dezembro, da simulação espacial Habitat Marte, uma iniciativa de formação de astronautas análogos, no interior do Rio Grande do Norte. 

A estação de simulação espacial do programa inclui mais de mil participantes, 190 missões, alunos de mais de 40 países diferentes participando e 700 vídeos em seu canal no YouTube.

A missão CXCIV (194) sobre saúde espacial visa demonstrar e desenvolver ideias através de projetos sobre saúde física no espaço, saúde mental, monitoramento da saúde, prevenção e tratamento de doenças no espaço, saúde preventiva, medicina espacial, saúde do sono, ambiente e saúde, conceito de uma estação na lua e inteligência artificial em missões de simulação espacial.

Durante a missão os alunos recebem treinamentos e vídeos diários contendo informações diversas sobre os assuntos listados acima e são desafiados a escolher um tema central, pensar em um problema e desenvolver uma solução.

A equipe "Traído em Marte 2026" é composta pelos alunos, Anthony Machado Anselmo, Arthur de Oliveira Conicelli, Arthur Lemos Sversutti, Iris Eduarda Forcel Roncada, Maria Clara Feio Messias de Souza, Márjorie Portela Mourão Lopes e Mateus Gobbi Marcano.

O professor formou dois grupos, um está desenvolvendo o estudo sobre a construção de "bases temporárias" para a proteção contra radiação cósmica oriundas do espaço e o outro propõe a ideia de um habitat de descanso onde é emitido um alarme avisando a tripulação sobre a hora de dormir e durante o sono.

Segundo ele, as camas são equipadas com tecnologia afim de controlar e aferir a quantidade de sono profundo e qualidade, demonstrando a quantidade exata de tempo de descanso que cada tripulante necessita naquela noite em questão.

"Está sendo uma experiência fantástica, com materiais e experiência de estudos nessa área espacial, que agrega não só o conhecimento sobre física e astronomia, mas sim faz refletir sobre atividades simples e necessárias no cotidiano do ser humano aqui em ambiente terrestre e com a gravidade, além de como seria se esses fatores são eliminados ou radicalmente modificados. As palestras de professores e estudiosos renomados nessa área também de extrema importância, já que esta é a única estação que oferece esse tipo de oportunidade no hemisfério sul”, diz Diogo Lamotta.

De acordo com o professor, o projeto Habitat Marte está no YouTube e nas redes sociais, basta pesquisar por @habitatmarte. “Quero agradecer imensamente ao professor Júlio Rezende e a UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte por propiciar tudo isso a mim e aos alunos e de forma gratuita. Será uma experiência que levaremos para sempre, um treinamento análogo de um astronauta. Isso aos 30 anos, para uma pessoa que sonhou em ser astronauta dos 4 até aos 12 anos é muito gratificante. Um conhecimento impagável", conclui.

 

Fonte: Redação - Foto: divulgação

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.



lena pilates
Pharmacia Antiga