Cirurgias para reconstrução mamária no Hospital Regional de Assis estão garantidas
O DRS ressalta que a unidade permanece habilitada como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.
Recentemente, o Ministério da Saúde publicou, por meio da Portaria SAES/MS Nº 2.248, de 14 de novembro de 2024, a desabilitação de hospitais que faziam parte de uma estratégia excepcional para ampliar o acesso à reconstrução mamária em mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os hospitais citados, encontra-se o Hospital Regional de Assis, que atende um total de 25 municípios, o que gerou preocupações entre as pacientes oncológicas e seus familiares.
O portal Abordagem Notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde para esclarecer a situação e saber como isso afetaria as cirurgias de reconstrução mamária já agendadas, ou as próximas. Em resposta, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília emitiu uma nota tranquilizadora, abaixo:
“O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília informa que está em contato com o Ministério da Saúde (MS) para entender o que motivou a desabilitação do Hospital Regional de Assis na realização do procedimento de reconstrução mamária pós-mastectomia. O DRS ressalta que a unidade permanece habilitada como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e que todas as pacientes que possuem as cirurgias de reconstrução mamária agendadas serão atendidas.”
Com isso, as pacientes que aguardam por este importante procedimento podem ficar tranquilas, bem como as que eventualmente precisarem do procedimento, pois as cirurgias seguirão sem interrupções, mantendo o compromisso do hospital com os cuidados oncológicos.
Fonte: Redação e foto Abordagem
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo