Conselho Municipal sobre Drogas de Assis atrai convidados em reunião
Foram abordados os desafios e perspectivas para o enfrentamento de dependência química na cidade
Nesta quarta-feira, 27, pela manhã, o Conselho Municipal sobre Drogas de Assis (COMUD) realizou mais uma reunião na Sala dos Conselhos “Denise Fernandes Carvalho”.
O encontro contou com a presença da maioria dos conselheiros, sendo presidido por Tamara Cristine Nunes Silva dos Santos e com a participação especial de dona Célia Penço, do vereador Nivaldo dos Santos, representantes das Comunidades Terapêuticas: Idaac Maanain, CREMOS, Estrela da Manhã, Casa de Acolhida Restauração e do Amor Exigente.
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) tem como função principal reduzir e prevenir o uso de drogas no município, sendo as principais funções dos conselhos municipais: propor diretrizes das políticas públicas e fiscalização, controlar e deliberar sobre tais políticas. Muitas vezes, é o Conselho Municipal de cada área que aprovará uma lei ou ação que o Município queira tomar sobre determinado assunto.
Os participantes do COMUD discutiram temas relacionados ao enfrentamento da dependência química e alcoolismo, com foco na população em situação de vulnerabilidade social. Entre os assuntos abordados, destacou-se a situação de pessoas em situação de rua que convivem com a dependência química e que utilizam espaços públicos como terminais rodoviários, praças, pontos de ônibus e prédios públicos como abrigo.
A reunião também tratou da importância da articulação do CAPS-AD com as Comunidades Terapêuticas locais, buscando estratégias de apoio através da nova administração da prefeita eleita, Telma Spera. Foram levantadas propostas para o fortalecimento da Casa de Passagem e discutido o vínculo desses serviços com dependentes químicos oriundos de outras cidades.
O encontro reforçou a necessidade de ações integradas entre os diferentes órgãos e instituições do município, destacando o papel do Judiciário e do Ministério Público no enfrentamento do problema, com apoio inclusive do Conselho Tutelar e da Polícia Militar e Policia Civil. O COMUD segue empenhado em preparar projetos e estratégias para o próximo ano, visando reduzir os impactos sociais e promover a recuperação e reintegração de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco.
Fonte: divulgação
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo