Chuvas marcam o início do verão em Assis
Meteorologistas dizem que o verão de 2017 terá predomínio de temporais e temperaturas amenas
A terça-feira, 20, já era um prenúncio de que o início do verão não seria de sol no município de Assis e alguns outros da região. Hoje, a chuva comprovou que a estação não será de sol constante.
A estação mais esperada do ano por quem gosta de calor começou às 8h44 desta quarta-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2017, às 7h29 (horário de Brasília). Meteorologistas do Climatempo dizem que o verão de 2017 terá predomínio de temporais e temperaturas mais amenas em relação aos anos anteriores.
O Instituto de Metereologia de Bauru informa que os próximos dias podem ser chuvosos e quentes na região de Assis.
“A situação será muito diferente dos últimos anos, quando o Brasil teve graves problemas por causa da falta de chuva no verão. Já está chovendo e está bem menos quente do que em 2015 e 2014”, informou o site do Climatempo.
A maior parte das chuvas se concentrará em janeiro e fevereiro. O verão terá o predomínio do fenômeno La Niña, que começou no final de novembro e vai enfraquecer até o final do verão. Esse fenômeno mudará o cenário em comparação com o verão anterior, quando choveu mais no Sul e fez muito calor em todo o Brasil.
"No ano passado havia um forte El Niño, o mais forte do século e o segundo mais forte da história. Neste ano há uma La Niña fraca formada que ao longo do verão 2017 deve se desfazer. Além disso, a temperatura do Oceano Atlântico não está atrapalhando o deslocamento das frentes frias. E a circulação dos ventos na alta atmosfera já está favorecendo a distribuição do ar úmido sobre o país, permitindo a formação das grandes áreas de chuva sobre o Centro-Oeste e sobre o Sudeste", informou o mesmo site.
Texto e fotos Abordagem Notícias.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo