Tecnologia inovadora é usada em cirurgia ortopédica na Santa Casa
Equipamento permite uma espécie de autotransfusão .
No dia 11 de novembro, ocorreu na Santa Casa de Assis a primeira cirurgia com sistema de recuperação de sangue autólogo (cell saver). A tecnologia foi utilizada durante uma cirurgia de reparação de fratura no fêmur em decorrência de uma queda da própria altura, num paciente de 75 anos, conduzida pelos médicos ortopedistas, Dr. Danilo Zannuto, o cardiologista intervencionista Dr. Freddy Antonio Brito Moscoso e o Dr. Igor Sato, em conjunto com a equipe de anestesiologia, Dra. Rayssa Bittencourt.
Segundo os médicos a autotransfusão intraoperatória é uma excelente alternativa ao uso de sangue alogênico (doado), uma técnica que utiliza um recuperador de células, ou seja, a máquina recupera o sangue do próprio paciente durante a cirurgia, que é lavado, filtrado e reinfundido, mantendo o mesmo DNA do paciente, eliminando assim os riscos de reações alérgicas, inflamatórias e imunológicas.
A realização deste processo de ‘autotransfusão’ apresenta ainda outros benefícios: disponibilidade imediata do sangue do próprio paciente, diminuição do tempo de internação hospitalar, redução de infecções e mortalidade, além de diminuir a demanda de sangue alogênico proveniente das agências transfusionais.
O equipamento aplicado na cirurgia da na Santa Casa de Assis foi providenciado pela família do paciente, sendo um procedimento recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que incentiva a criação de programas de conservação do sangue do próprio paciente, conhecidos como “Patient Blood Management” (PBM), guiado por três pilares fundamentais: otimizar a massa eritrocitária do paciente, minimizar a perda sanguínea do paciente e otimizar a tolerância fisiológica de cada paciente à anemia.
O paciente que passou pela cirurgia, teve uma excelente recuperação e recebeu alta 24 horas após o procedimento.
A Santa Casa de Assis apoia o uso de novas tecnologias em prol do atendimento ao paciente, como o utilizado na cirurgia para a recuperação de sangue autólogo, um marco que abre caminho para outros processos cirúrgicos de pacientes impedidos de receberem transfusão por meio do método tradicional, oferecendo ainda muito mais humanização e mais segurança no tratamento do paciente em geral.
Mais informações e agendamento cirúrgico na Santa Casa de Assis por meio do contato 18 99712-9969.
Fonte: Assessoria de Comunicação
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo