Abordagem Notícias
CONSTRUTORA
LOCAL • 21/10/2024 às 07:06

Pedágio da Vida mobiliza comunidade assisense

Todos são convidados à doar sangue e salvar vidas

Pedágio da Vida mobiliza comunidade assisense

No último dia 10, a Agência Transfusional da Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis e Ambulatório Médico de Especialidade – AME Assis, se reuniram na avenida Rui Barbosa, para realizar o 3º Pedágio da Vida. Na ocasião, participaram também o Palhaço Sorriso e seu grupo ‘Tropa do Sorriso”, que durante o ano realizam trabalhos voluntários no Hospital da OSS. 

A ação visou sensibilizar a comunidade sobre a importância de ser um doador de sangue. Com o lema ‘Doe sangue, salve vidas’, a OSS Santa Casa de Assis conta o ano inteiro com o apoio da comunidade para serem cada vez mais cidadãos e doarem sangue.

A Campanha acontece o ano todo, as orientações e apelos são diários, Edmar Luis de Oliveira, enfermeiro responsável pela Agencia Transfunsional, explica a dificuldade enfrentada durante o ano pelo baixo estoque de sangue. Segundo ele, mobilizar a comunidade através de ações como o Pedágio é essencial e sempre promove bons resultados ao Hemonúcleo, com um aumento no número de doações.  

Estrategicamente o Pedágio ocorre as vésperas das festas de final de ano, época em que geralmente as pessoas se esquecem de doar sangue e os estoques ficam em condições mínimas.

Doação: Para doar sangue, os interessados devem procurar diretamente o Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h.

Para doar: basta estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar bem alimentado; apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou CNH).

Uma doação de sangue pode salvar até três vidas.

Alguns motivos que impedem temporariamente a doação de sangue: resfriado (neste caso aguarde 7 dias após desaparecimento dos sintomas); Gestante; Parturiente: (neste caso deve aguardar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana); Amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses;

Não podem doar: com antecedentes de Hepatite, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, usuários de ilícitas injetáveis ou pessoas infectadas por Malária.

Homens podem doar sangue até 4 vezes no ano, respeitando intervalos de 60 dias, as mulheres podem doar 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

Para saber mais sobre a Santa Casa de Assis acesse www.santacasadeassis.org.br.

E para saber sobre o Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis ligue para (18)3302 6000.




lena pilates
Pharmacia Antiga