Abordagem Notícias
CONSTRUTORA
ASSIS-SP • 22/10/2024 às 11:19

Banco de leite reforça pedido de doações

A doação de leite é uma corrente do bem que auxilia crianças cujas mães não podem amamentar.

Banco de leite reforça pedido de doações

“Doar leite materno é um ato de solidariedade”, diz a nutricionista, Laura Rita Ferreira, voluntária do Banco de Leite do Hospital Regional, especializada em BLH e Amamentação e Consultora de Amamentação.

De acordo com ela, o Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Assis, continua necessitando de doações de leite e precisa de novas mães doadoras.

“Se você está amamentando, doe diariamente um pouco de seu leite; se a doadora coletar 50 ml de leite por dia, ao final de uma semana, poderá compor 350 ml, que pode alimentar até 15 bebês prematuros em um dia; muitas mães não têm conhecimento e por isso acabam não doando; este é um lindo gesto de amor e que salva vidas”, diz.

Segundo ela, a equipe do Banco de Leite vai até a residência da doadora e faz todas as orientações necessárias, deixando os materiais para a coleta do leite, que deve ser coletado em casa, no período da manhã.

“Após coletado, o leite deve ser mantido sob congelamento e é recolhido pela nossa equipe uma vez por semana; a doadora precisa ser saudável (não ter nenhuma doença), não fumar, não tomar bebida alcoólica, não ter tido transfusão de sangue ou órgão, possuir freezer ou geladeira com congelador e se dispor também a permitir coleta de sangue, para controle de sua saúde”, explica.

De acordo com o Ministério da Saúde, os bancos de leite humano (BLH) do país são reconhecidos internacionalmente por contribuir para a redução da mortalidade e morbidade neonatal e para diminuir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis.
O leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. A doação de leite é uma corrente do bem que auxilia crianças cujas mães, por algum motivo, não podem amamentar. E quando se fala de doação de leite, desde a coleta até a distribuição, o Brasil é referência mundial.

Veja algumas instruções para a coleta domiciliar:

1) É indispensável ter cuidados de higiene, sendo necessário a proteção do cabelo, nariz e boca, com materiais descartáveis que nós fornecemos ou fraudas e lenços limpos. Realizar a higiene das mãos, braço e cotovelo, secando com toalha de uso próprio.

2) Coletar o leite no local onde você considera o mais limpo da casa.

3) A coleta deve ser feita somente em frasco de vidro com tampa plástica, esterilizados e fornecidos pelo Banco de Leite Humano ou em frascos domésticos, desde que também de vidro e com tampa plástica (sem papelão interno), devendo ser bem lavados, bem enxaguados e fervidos por 15 minutos, contados a partir do início da fervura.

ATENÇÃO: O leite humano cru coletado para doação tem validade de 15 dias. Mas, as equipes dos municípios devem ficar atentas para as validades dos leites coletados. Eles devem chegar ao Banco de Leite a tempo para ser pasteurizado de segunda a quarta-feira. Não são pasteurizados de quinta e sexta-feira. Portanto, na casa da doadora deverá ficar no máximo 10 dias.

4) O leite não deve ser coletado em cima do leite já congelado. A doadora deve utilizar outros frascos de vidros, também fervidos, para a coleta. Após coleta, colocar o leite em cima do leite que estava congelado no freezer. Quando o frasco estiver com leite dois dedos abaixo da tampa, considerar frasco cheio, conferir a identificação e utilizar outro frasco.

A equipe do BLH sempre liga para saber se  a doadora tem leite para entregar na semana, passar recados e orientações. Neste momento, você pode tirar dúvidas necessárias. Desta forma nós facilitamos a rotina da busca e otimizamos o serviço dos motoristas do hospital. A busca ativa sempre será feita por carro oficial da Secretaria Estadual da Saúde e a funcionária do BLH, estará sempre uniformizada e com matérias de segurança.

6) No momento da visita, a funcionária receberá seu leite e entregará outros materiais esterilizados e descartáveis, para as próximas coletas.

7) As doadoras dos municípios onde temos Postos de Coleta, a rotina será estabelecida pelo município de origem. As instruções ficam sob a responsabilidade da funcionária responsável do Posto de Coleta, mas vocês podem também, fazer contato com o BLH.

O Banco de Leite Humano do Hospital Regional atende de segunda à sexta-feira, das 7 às 13h30. Mais informações pelo telefone (18) 3302-6067. 

Fonte: Redação - Fotos: divulgação




lena pilates
Pharmacia Antiga