Abordagem Notícias
SANTA CASA
ASSIS-SP • 18/10/2024 às 17:25

Civap e Samu esclarecem sobre atendimento de bebê que foi a óbito na UPA

Recentemente, foram veiculadas informações pela imprensa de que o SAMU não teria atendido a ligação.

Civap e Samu esclarecem sobre atendimento de bebê que foi a óbito na UPA

Ontem à tarde, dia 09, o portal Abordagem Notícias recebeu, através de e-mail, uma nota de esclarecimento elaborada pelo CIVAP Saúde, gestora do SAMU 192 Regional de Assis, sobre o atendimento prestado a um bebê, que foi a óbito no dia 30 de setembro deste ano, em Assis, após complicações respiratórias. 

Segue, na íntegra:

"O Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP SAÚDE, gestor operacional do SAMU 192 - Regional de Assis, vem esclarecer o ocorrido no dia 30 de setembro de 2024, em relação ao atendimento da criança, A.X.D, que se encontrava internada na UPA - Unidade de Pronto Atendimento de Assis.

Recentemente, foram veiculadas informações pela imprensa de que o SAMU não teria atendido a ligação supostamente realizada pela UPA. O SAMU esclarece que não recebeu nenhuma ligação e nenhum comunicado da UPA sobre qualquer problema de comunicação com o 192.

O SAMU opera com plantão ininterrupto de 24 horas por dia, durante todos os dias do ano. No dia em questão, a equipe de REGULAÇÃO estava composta por: 01 (um) médico regulador, 01 (um) rádio operador, 01 (um) TARM - Técnico Auxiliar de Regulação Médica, e a equipe de INTERVENÇÃO DA UTI MÓVEL contava com: 01 (um) médico intervencionista, 01 (um) enfermeiro e 01 (um) condutor. Todos os profissionais estavam devidamente posicionados em seus postos de trabalho, conforme evidenciado pelas imagens do sistema de câmeras de segurança.

Durante todo o período do ocorrido, não houve registro de qualquer contato feito pela UPA. Importante destacar que as linhas telefônicas do SAMU estavam operando normalmente, conforme verificado no histórico de gravações analisadas pela equipe técnica.

Ao contrário do que está sendo divulgado, o SAMU não tem qualquer tipo de divergência com as diretorias dos demais serviços de saúde, como a UPA e Hospital Regional de Assis. O CIVAP Saúde, bem como o SAMU, possui um relacionamento bastante estreito, ético e profissional com ambos os serviços. Em nenhum momento, o SAMU se omitiu em relação ao atendimento para a transferência da criança. Logo que recebeu o contato direto da família, na base do SAMU, a médica reguladora realizou imediatamente o contato com: a UPA, que por inúmeras vezes as linhas telefônicas estavam ocupadas, e com o Hospital Regional de Assis, que solicitou prazo para a preparação do leito e aparelhagem para receber a criança. A partir de então, o SAMU seguiu rigorosamente todos os protocolos estabelecidos para o Serviço de Urgência e Emergência, bem como as diretrizes para transferência inter-hospitalar.

Vale lembrar que todas as unidades de saúde de Assis e dos outros 11 municípios integrantes da Regional de Assis possuem os contatos do SAMU, tanto pela linha 192 quanto pelo telefone fixo e contatos diretos da Coordenadoria Médica e Geral do SAMU. É importante mencionar que o SAMU compartilha espaço com o Corpo de Bombeiros de Assis, portanto, não há nenhum fundamento em declarar que não foi possível o contato com o SAMU para o atendimento.

O CIVAP e o SAMU lamentam profundamente o ocorrido e se colocam à disposição da família e de todas as instituições de saúde para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir."
 

Fonte: Assessoria de imprensa/Civap




lena pilates
Pharmacia Antiga
Próxima Notícia
Morre dona Ju Buzarosco
Morre dona Ju Buzarosco