Abordagem Notícias
SANTA CASA
ASSIS-SP • 19/10/2024 às 01:47

Advogado denuncia uso de agrotóxicos em área urbana de Assis

Fábio Nossack, ex-secretário do Meio Ambiente, responde à reportagem com ameaça e ofensas.

Advogado denuncia uso de agrotóxicos em área urbana de Assis

O advogado, Karol Tedesque, apresentou uma denúncia formal à Câmara Municipal de Assis envolvendo o ex-secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o engenheiro ambiental, Fábio Avilla Nossack, hoje candidato a vice-prefeito, e a secretária da pasta, Ana Paula Marques Rodrigues. O documento foi lido durante a sessão ordinária da Câmara, realizada na noite de quinta-feira, 30, pelo vereador Ramão, primeiro secretário. Foi requerida, pelo denunciante, uma CPI para a devida apuração dos fatos pelo Poder Legislativo.

A denúncia refere-se ao suposto uso contínuo de herbicidas em áreas urbanas da cidade, prática que, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é proibida. Segundo Tedesque, o produto químico ZAPP QI620, entre outros defensivos agrícolas, teria sido utilizado desde 2017 em praças e jardins públicos, o que, segundo ele, representa uma ameaça à saúde pública e ao meio ambiente.

Ainda conforme a denúncia, a aplicação desses produtos, como o ZAPP QI620, POQUER e 2-4-D, teria sido realizada em quantidades expressivas, totalizando milhares de litros. Produtos à base de glifosato, como os citados, são classificados pela ANVISA como potencialmente prejudiciais para o uso em áreas urbanas, segundo a denúncia, expondo a população a riscos. Tedesque destaca que a quantidade utilizada ao longo dos anos seria suficiente para tratar uma área equivalente a mais de 4.000 hectares.

Na denúncia, Tedesque solicita que a Câmara Municipal abra uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as supostas irregularidades e responsabilizar os envolvidos, se for o caso. Ele também pede que o caso seja encaminhado ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas do Estado e ao Escritório de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo para que sejam tomadas as devidas providências.

O advogado ressalta a importância de o poder público adotar medidas que protejam a saúde da população e o meio ambiente, alertando para os riscos do uso de herbicidas em áreas de livre circulação. A denúncia será analisada pela Câmara, que poderá dar prosseguimento à investigação ou arquivá-la, conforme o regimento interno.

A reportagem tentou contatar a secretária Ana Paula Marques Rodrigues por meio de mensagem via WhatsApp, mas não obteve resposta até o momento. Já o secretário Fábio Avilla Nossack, em resposta a dois questionamentos (uma das matérias ainda não foi feita), se gostaria de apresentar sua versão dos fatos, respondeu:

"Olá, claro. Primeiro coisa, o Tedesque é um ser desprezível e está, junto com a equipe do Abordagem, querendo ganhar a eleição com base em falsas informações. Vocês estão comprados por este bando de pessoas desqualificadas. Todas as compras feitas pela prefeitura seguiram a legislação brasileira, está tudo no portal da transparência, podendo ele fazer as denúncias que achar necessário, não tenho nenhum temor de nenhuma investigação. Os processos de investigação da Câmara são tendenciosos, isso é desespero. Segundo, o Victor está cuidando de outras licenças e etapas de outras intervenções no Parque das Águas, além dos acompanhamentos dos TCRAs, nenhuma irregularidade irão encontrar nisso tampouco, vai ser mais um belo esforço inútil. Quem tem que provar irregularidade é quem acusa. Te garanto que vão, mais uma vez, dar com os burros n’água. E o Abordagem já tem recebido representações por matérias erradas e irregulares, tomem cuidado com o que propagam, será uma satisfação processar quem não seguir o direito."

A reportagem permanece à disposição dos envolvidos para qualquer esclarecimento ou direito de resposta.

Fonte: Redação - Foto: Alerta Paraná




lena pilates
Pharmacia Antiga