Abordagem Notícias
CONSTRUTORA
BELEZA • 08/12/2016

Sonhos realizados e depoimentos emocionantes, incluindo o de uma ex-moradora de rua

Formandas do Beleza Solidária enaltecem o projeto que mudou suas vidas.

Sonhos realizados e depoimentos emocionantes, incluindo o de uma ex-moradora de rua

A noite de segunda-feira, 05, foi a realização de sonhos para um grande número de mulheres, que depois de mais de um ano de curso puderam receber seus diplomas, se profissionalizando como cabeleireiras, maquiadoras, manicures e designer de sobrancelhas.

A formatura ocorreu no salão de eventos da Acia – Associação Comercial e Industrial de Assis. Tanto as aulas, quanto a cerimônia de formatura, a entrega de produtos e equipamentos para montar salões de beleza, foram propiciados pelo projeto Beleza Solidária, da empresa Inoar Cosméticos.

O projeto – que é a “menina dos olhos” da empresária Inocência Manoel tem beneficiado mais de 2 mil mulheres e homens por ano. Os alunos são capacitados para que possam ser inseridos no mercado de trabalho ou abrirem seu próprio negócio. As aulas são ministradas no Memorial e Centro de Capacitação e Artes Manoel, localizado na saída de Assis para Cândido Mota.

Durante o evento, muitos depoimentos emocionados, que realmente despertaram em todos ali presentes a certeza de que tudo é possível quando se tem incentivo, oportunidade e determinação. 

 

SONHOS POSSÍVEIS

 

Francisca Maria dos Santos, ex-moradora de rua, que hoje tem casa, marido e filhos

Fran Santos tem 37 anos e é ex-moradora de rua. Ela passou por todas as dificuldades inimagináveis nessa situação de tamanha vulnerabilidade, e se expressou de forma muito emocionante sobre o que o projeto Beleza Solidária significa em sua vida. Fran carrega em si a alegria explícita de quem, agora, tem uma qualificação, uma profissão devidamente regulamentada pela diplomação nos cursos.

Depois de muita luta, tendo onde morar e família constituída, a antiga moradora de rua tem cursos de cabelos, manicure, designer de sobrancelhas, maquiagens e depilação. Com muito esforço e determinação ela ainda conseguiu ter um pequeno salão em sua casa, que como diz, é “um espacinho que liberou para a realização de um sonho”.

“Meu trabalho é informal. Agora, depois de um ano e pouco de curso no memorial, fiquei profissionalizada”, comemora.

Fran vivia em outra cidade e durante cinco anos morou na rua, por conta de problemas familiares. Ela conta como deu uma guinada e se levantou:

“Comecei a reerguer minha vida com um trabalho de doméstica, em Assis. Minha patroa tinha cinco crianças pequenas e era manicure. Ela conseguia manter os filhos e pagar meu salário. Aquilo me deu um gás. Pensei: se ela consegue, eu também posso ter uma renda e melhorar a minha vida. Então comecei a fazer um curso de depilação, de graça, terminei, e dei sequencia nos cursos. No início eu não tinha local para trabalhar e ia a domicílio para fazer unhas e depilação. Com o tempo, consegui ter um emprego como auxiliar de cabeleireiro, minha casa, marido e filhos perto de mim”.
Questionada sobre o que o projeto Beleza Solidária acrescentou em sua vida, responde que “tudo”.

“Agora numa nova caminhada, pretendo regularizar meu salão. O curso acrescentou muita coisa, muita mesmo. Por mais conhecimento que eu tivesse, esse curso me ajudou até na parte de conhecimento de cabelos, propriamente dito. Aprendi muita coisa, principalmente no curso teórico que fiz no memorial. Um curso de maquiagem com a Diana Samponi. Tinha feito um curso, pago, e não tinha aprendido um terço do que aprendi lá. Só tenho que agradecer muito por tudo que recebi nesse tempo de aprendizagem proporcionado pelo Beleza Solidária”.

 

DIANA THIAGO VINICIUS 

 

Meu sonho, desde pequena, sempre foi ser cabeleireira, porém, as condições financeiras e várias outras razões da vida, não me permitiam fazer um curso particular. Em 2013 fiz um que foi oferecido pela prefeitura, mas depois que terminei ainda não tinha segurança para trabalhar.

Mesmo assim larguei meu emprego e comecei a trabalhar em casa, como cabeleireira, manicure e designer de sobrancelha.  Quando descobri o projeto Beleza Solidária, vi ali a chance de crescer mais e me especializar. Aguardei quase um ano na fila para ser chamada, e,

Foi incrível! O Memorial é lindo, com uma estrutura indiscutível. São poucos os projetos que oferecem o que o Beleza Solidária nos ofereceu. Meu professor foi o Jonathan Dias, que nunca mediu esforços para ensinar. Sempre de bom humor e com muita vontade, nos passava todo seu conhecimento.
E assim foi, de setembro de 2015 a novembro de 2016, aprendendo muito,  fazendo amizades e, posso até dizer, ensinando. Hoje trabalho muito mais segura e ofereço um serviço de qualidade a todas minhas clientes.
O curso mudou minha vida. Só tenho que agradecer, de todo coração, à dona Inocência, que nunca mediu esforços para ajudar ao próximo. Como ela mesma diz ‘não importa quantas pessoas eu ajudo, se eu ajudar uma única pessoa já vale a pena’. Pode ter certeza que foram muitas vidas transformadas por esse curso. Deus abençoe a todos os envolvidos.

 

 

CLAUDIA MARIA TEODORO

 

Eu já havia feito cursos de cabelo, mais desisti da profissão e comecei Pedagogia. Terminei a faculdade, comecei a dar aulas, mas vi que não era o que eu queria, então fiquei sabendo sobre a Beleza Solidária e fui atrás para fazer o curso. Tenho duas filhas adolescentes e não teria como participar da vida delas trabalhando para fora cumprindo o horário do comércio, então resolvi trabalhar com cabelos e estou terminando de montar meu salão, mas já atendendo.

É difícil descrever a sensação de atender uma cliente e ela sair satisfeita e te indicar para suas amigas. Aprendi nesse curso, que se você faz com carinho, profissionalismo, com certeza irá alcançar seus objetivos. Adoro trabalhar com química e ver uma cliente satisfeita com a cor do cabelo, as luzes no tom que ela desejava, ou a progressiva perfeita, isso é maravilhoso, tenho muito que agradecer a Sônia Torres, minha professora que teve toda paciência comigo, e a Inocência, que mesmo não estando ali no dia a dia, era quem nos fornecia todo o material do curso nos incentivando a ir em busca dos nossos sonhos.
Estou muito feliz em ter realizado mais  um sonho, porque acho que esse projeto Beleza Solidária nada mais é do que a busca e  realização de um sonho.

 

JOICYELEM MOURA MIRANDA FRANCO (JOICINHA)

 

Fui a primeira a ganhar salão da Inoar, pois fui da primeira turma do curso e tinha me formado em cabeleireira e manicure. Após a inauguração do memorial comecei a fazer curso de designer de sobrancelha, depilação e maquiagem! Me formei neles agora!

A formatura foi muito emocionante. Linda mesmo! Nos passa um filme na cabeça de como éramos antes do curso e o que somos agora! O sentimento é de gratidão pela Inocência que nos proporcionou essa oportunidade de mudança de vida. Ela, sem sombra de dúvida, é uma pessoa iluminada, abençoada e com o coração enorme! Assim como também a Sônia torres que foi minha primeira professora, a Adriana Quini, a Kamila Torres e a Dayana Samponi!

Tenho meu salão, que ganhei da Inoar, que funciona na minha casa e se chama “Spaço Mulher”.

Eu era somente do lar, mas tinha dentro do meu coração uma vontade enorme de ser uma profissional da área da beleza. Como antes morava em Cândido Mota, lá não tem esse tipo de oportunidade, e eu não tinha condições para pagar. Me casei, mudei para Assis em 2012 e estou realizada graças à esse projeto maravilhoso.




lena pilates
Pharmacia Antiga