Equipe de Robótica e Astronomia online tem projeto aprovado pelo Habitat Marte
Liderada pelo professor Assisense, Diogo, a equipe conta com alunos de seis Estados.
O professor Diogo Lamotta Resino, que ministra aulas online sobre robótica e astronomia em seu clube online, que hoje conta com cerca de 12 alunos, de sete estados diferentes, conseguiu juntamente a um grupo de cinco alunos, submeter um projeto para um evento internacional online com a finalidade de apresentar projetos com propostas para a melhoria da atividades e explorações espaciais, dividas em 13 temas diferentes, onde um deles e o escolhido pela equipe foi a agricultura com o objetivo de torna-se mais nutritiva a alimentação dos astronautas e da tripulação.
A equipe que inclui os alunos, Arthur de Oliveira Conicelli, Icaro Lima Lemos, Maria Clara Feio Messias de Souza, Marjorie Portela Mourão Lopes e Mateus Joao Gobbi Marcano, desenvolveu uma proposta de uma horta e um sistema de irrigação espacial feito com Arduíno para o cultivo de vegetais em meio a viagens espaciais feitas por astronautas.
"É uma grande alegria, principalmente em um ano difícil como vem sendo 2024 para mim, submeter dois artigos, de forma internacional, em um clube ainda pequeno e com poucos alunos, porém demasiadamente dedicados e participativos em muitas coisas que para muitos são até loucura. Que estão sendo reconhecidas até pela Agência Espacial Brasileira e em contatos com muitos outros brasileiros e até estrangeiros, é mais uma experiência internacional para nossa conta e currículo desses ainda adolescentes, onde o mais novo tem apenas 11 anos e já desenvolve projetos dessa magnutide com a gente. Estamos sempre nos reunindo até em finais de semana para fazer trabalhos. Isso é a minha maior alegria e satisfação. Saber que ainda respiramos e produzimos mesmo com recursos extremamente mínimos e básicos, de pouquíssimo apoio”, diz o professor.
Sobre o Habitat Marte:
Professor do Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Júlio Rezende teve a iniciativa de criar a estação espacial Habitat Marte bem no meio da caatinga nordestina, na zona rural da cidade de Caiçara do Rio do Vento (RN). O trabalho é resultado da investigação desenvolvida durante seu pós-doutorado, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com a simulação o cientista pretende fazer com que local seja um núcleo de pesquisas que possam ser utilizadas no planeta vermelho, no futuro.
Inspirada na estação espacial norte-americana Mars Desert Research Station (MDRS), coordenada pela Mars Society, a Habitat Marte possui todas as instalações necessárias para ser ocupada durante um tempo. Nela podem ser simulados estudos em laboratório sobre o solo, o clima e a atmosfera marciana. O local também está preparado para receber simulações de expedições ao planeta, utilizando-se trajes espaciais feitos especialmente para os cientistas.
A primeira missão no Habitat Marte ocorreu em dezembro de 2017.
Fonte: Redação - Fotos: divulgação
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo