Abordagem Notícias
Cafeteria Madalena
ASSIS-SP • 09/09/2024

I Fórum de LGPD do Vale do Paranapanema promove integração entre academia e mercado

O evento promoveu discussões sobre segurança da informação, uso estratégico de dados e adequação.

I Fórum de LGPD do Vale do Paranapanema promove integração entre academia e mercado

No dia 28 de agosto de 2024, o Bloco 12 da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) foi palco do I Fórum de LGPD do Vale do Paranapanema, um evento realizado pela Fomenta Vale em parceria com a FEMA. Contando com o apoio das coordenadorias dos cursos de Direito e de Informática da instituição, o fórum reuniu estudantes, professores e profissionais de diversas áreas para discutir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e suas implicações no mercado de trabalho.

O evento proporcionou um espaço valioso para o compartilhamento de conhecimento e networking, abordando temas cruciais como o uso estratégico de dados para empresas, segurança da informação e proteção de dados na internet. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de explorar o mapeamento de processos e o uso prático de dados no contexto corporativo.

Com uma programação rica e diversificada, o fórum destacou a importância da adaptação à LGPD, oferecendo aos presentes uma visão abrangente das melhores práticas e das exigências legais em vigor. Os palestrantes compartilharam dicas e insights valiosos sobre como ajustar as operações de uma empresa às normativas da LGPD, enfatizando a necessidade de estar em conformidade com a legislação para garantir a segurança das informações.

O diretor executivo da FEMA, Hilário Vetore, destacou a importância do evento para a comunidade acadêmica e profissional: "Todas as vezes que a FEMA tem a oportunidade de sediar um evento desse tipo, além da felicidade que isso traz internamente, proporciona a reunião das pessoas, essa conexão, a união de esforços, essa multiplicidade de experiências", comenta.

Hilário evidencia ainda a relevância da proteção de dados nos dias atuais: "A proteção dos dados ganhou muita relevância nos últimos anos. Temos que lembrar que a LGPD é de 2018 e isso, no universo do Direito, é um passado bastante recente. Enfrentamos diversos problemas mundiais nesses últimos tempos que fizeram com que a segurança da informação se tornasse cada vez mais importante. Os nossos dados estão cada vez mais disponíveis e por isso precisamos conhecer as políticas de proteção, adotar medidas de proteção", finaliza.

Almir Camolesi, gestor da Fomenta Vale e professor da FEMA, explicou a origem do evento: "Na Fomenta Vale, como a gente tem muito contato com empresas, pessoas, mentores, e conhecendo alguns amigos da área de Tecnologia, que também são professores aqui na FEMA, nós percebemos uma demanda e uma dificuldade tanto do público da área do Direito quanto do público da área da Tecnologia na aproximação e entendimento das leis, das técnicas e das ferramentas de proteção de dados", diz o professor.

Ele complementou enfatizando a colaboração e a evolução da ideia que originou o fórum: "Da palestra nós evoluímos a ideia para um workshop de uma tarde, e por fim fizemos um evento de um dia inteiro. Fizemos uma parceria com os cursos de Direito e Informática da FEMA e criamos o 1º Fórum LGPD. Então, esse é um trabalho que nasceu de duas pessoas ou três que começaram a conversar, e por toda a colaboração de todo um ecossistema de inovação que vem se formando em nossa cidade e região, que está todo colaborativo aqui nesse ambiente hoje", pontuou Almir.

O I Fórum de LGPD do Vale do Paranapanema se consolida como um marco importante para a comunidade acadêmica e profissional da região, fortalecendo o debate sobre a proteção de dados e preparando os participantes para os desafios e oportunidades do mercado atual.

Fonte: Assessoria de Comunicação




lena pilates
Pharmacia Antiga