Fotógrafo registra superlua azul em Assis
Esta é a primeira de quatro superluas deste ano.
A superlua azul chamou a atenção de quem olhou para o céu na noite desta segunda-feira, 19. Em Assis, ela foi flagrada pelas lentes do fotógrafo, Paulo Machado.
O fenômeno que pôde ser visto em diversos estados do Brasil e em outros pontos do planeta, acontece quando a fase cheia do satélite coincide com 90% do seu perigeu - ponto em que chega mais perto da Terra.
O fotógrafo Paulo Machado enviou ao site Abordagem as imagens que capturou na noite de ontem, 19. As fotos foram tiradas por uma máquina Nikon D3200 e com um IPhone 15 pro, utilizando um telescópio Coletti 115mm.
A Superlua azul, apesar do nome, não é azul, como explica Gordon Johnston, executivo aposentado da Nasa, em um artigo. Esse nome é utilizado para se referir a dois momentos: quando há duas luas cheias em um mesmo mês, e quando ocorre a terceira lua cheia de quatro, em uma estação do ano.
Esta é a primeira de quatro superluas deste ano. As luas cheias de setembro, outubro e novembro também serão superluas.
De acordo com o site da Nasa, o termo "superlua" foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979 para se referir a uma lua nova ou cheia que ocorre quando a lua está a 90% ou menos de sua aproximação máxima da terra.
Fonte: Redação - Fotos: Paulo Machado
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo