A evolução da igreja Ortodoxa São Miguel Arcanjo, em Assis
Em julho de 2017, houve a esperada missa católica ortodoxa, celebrada pelo padre Pedro.
A evolução da primeira e única Igreja Ortodoxa São Miguel Arcanjo, que inicialmente era conhecida como santuário, é uma história de crescimento e transformação que começou em 2017. Desde a sua instalação, a igreja gerou muita polêmica em Assis, mas acabou se estabelecendo como um marco religioso significativo na cidade.
A chegada do padre Pedro Henrique de Souza Batista a Assis foi envolta em polêmicas, que ele logo esclareceu: "Eu sou um padre ortodoxo, não pertenço à Igreja Católica Apostólica Carismática. Faço parte da comunhão católica e sigo a doutrina apostólica deixada por Jesus Cristo. A Igreja Ortodoxa tem tradição e está espalhada pelo mundo. Em Assis, convidamos todos a conhecer nossas orações e o atendimento especial que damos aos fiéis. Sou um padre exorcista e realizo exorcismos no Brasil. Fui ordenado sacerdote e trabalho no setor missionário há dois anos. Nossa sede mundial está na França. Como disse o Papa Francisco, as semelhanças entre nossas igrejas são maiores que as diferenças.", disse à época.
Em 17 de julho de 2017, a esperada missa católica ortodoxa, celebrada pelo padre Pedro ocorreu na quadra do Clube Recreativo de Assis (foto acima), de forma meio improvisada. A missa atraiu fiéis de várias idades, que ocuparam todas as cadeiras disponíveis, movidos por curiosidade e esperança de alcançar alguma graça. A vestimenta do padre Pedro se diferenciava da tradicional batina, e os cânticos eram semelhantes aos louvores carismáticos, como "Noites Traiçoeiras". Em alguns momentos, a celebração lembrava cultos evangélicos, com expressões de fervor e fé.
Na verdade, tratou-se da primeira etapa da novena de cura e libertação, denominada “Novena da Quebra dos 13 Elos pela Cruz Sagrada”. Durante a celebração, os fiéis participaram de orações a São Bento para a proteção da família e acenderam velas para curar pontos de dor em seus corpos. Padre Pedro reafirmou aos fiéis que estava apto e autorizado a realizar exorcismos, prometendo realizá-los no último dia da novena, se necessário, o que gerou um misto de curiosidade e medo.
Dois meses depois, mais precisamente em 29 de setembro de 2017, o santuário passou a funcionar na Avenida Armando Salles de Oliveira, 463, um prédio mais adequado para as missas, mas que se tornou pequeno diante à crescente frequência.
Em 6 de setembro de 2018, mais uma vez houve a necessidade de mudança, pelo mesmo motivo anterior, e a igreja inaugurou um novo endereço (foto acima), dessa vez, na Rua Brasil, 50, em frente ao Correio, no centro de Assis. A localização central aumentou a frequência das missas, facilitando o acesso dos fiéis de bairros distantes. No dia da inauguração, houve uma missa de cura e libertação, abrindo o tríduo a São Miguel Arcanjo. As celebrações, que às vezes incluíam rituais de exorcismo, atraíram cada vez mais interessados.
Todos os prédios até então ocupados pelo santuário eram alugados e não comportavam o número cada vez maior de frequentadores.
Agora, desde 2023, a igreja tem um prédio próprio, moderno e amplo, construído ao longo de pouco mais de um ano, com base em um projeto que se adequa às necessidades, com capacidade para 250 pessoas sentadas. Mais bancos foram encomendados e são aguardados, para acomodar mais fiéis.
As missas, são diferenciadas da Igreja Católica tradicional, com vestimentas mais incrementadas, e alguns ritos que incluem, por exemplo, cortina do altar fechada no momento em que o padre consagra a hóstia; bem como a exibição do Santíssimo pelos corredores para que seja tocado pelos fiéis. Há ainda as diaconistas, com trajes de um azul claro, com véus cobrindo a cabeça.
Localizado na Rua Antônio Machado Costa, 20, no bairro Vila Bela 2, em Assis. As missas são bem frequentadas e atraem fiéis de toda a região, que vêm em vans e ônibus.
A Igreja Ortodoxa São Miguel Arcanjo continua a crescer e a desempenhar um papel importante na vida religiosa de Assis e região.
Fonte: Da Redação - fotos Abordagem
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo