Abordagem Notícias
SANTA CASA
POLÍCIA • 17/07/2024

Polícia Civil de Presidente Prudente cumpre buscas em três estados

A operação

Polícia Civil de Presidente Prudente cumpre buscas em três estados

Nesta quarta-feira, 17, pela manhã, a Polícia Civil de Presidente Prudente, através da 1ª Delegacia de Investigações Gerais da DEIC 8, iniciou a operação "Duplus" em três estados brasileiros, sendo eles, São Paulo, Bahia e Distrito Federal.

A operação, que começou às 6 horas, está sendo realizada simultaneamente em oito cidades: Vitória da Conquista (BA), Brasília (DF), Ribeirão Preto, São Paulo, Diadema, São Vicente, Santos e Praia Grande (SP).

A ação foi desencadeada após uma vítima de Presidente Prudente ter relatado um prejuízo de quase R$ 30 mil devido a uma fraude eletrônica no ano de 2023 e as investigações revelaram que este não era um caso isolado, mas parte de uma ampla rede de fraudes que enganou dezenas de pessoas.

As investigações foram encaminhadas ao Seccold (Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro) para análise e emissão de relatórios técnicos. Com meses de trabalho de inteligência e com autorização judicial, a polícia conseguiu identificar 25 pessoas como possíveis membros do grupo criminoso.

O esquema criminoso envolvia a invasão de perfis de redes sociais (principalmente Instagram) para promover investimentos falsos com promessas de lucros rápidos e altos. As vítimas, acreditando nas falsas propagandas, eram direcionadas a corretoras fictícias e induzidas a fazerem depósitos via pix. Após o pagamento, as vítimas descobriam a fraude ao perceber que seguiam orientações de um perfil hackeado.

A operação "Duplus" incluiu a execução de 28 mandados de busca e apreensão com o objetivo de coletar mais provas eletrônicas e desarticular a organização criminosa. A polícia espera identificar mais membros do grupo, novas vítimas e rastrear o patrimônio adquirido ilegalmente.

Os suspeitos identificados responderão pelos crimes de estelionato com fraude eletrônica, falsidade ideológica, falsa identidade, organização criminosa e lavagem de capitais.




lena pilates
Pharmacia Antiga