Concerto Sinfônico emociona público
O espetáculo abriu as comemorações dos 20 anos do Centro Cultural Irmãos Quagliato.
O Teatro do Colégio Santo Antônio recebeu na noite de quarta-feira, 24 de abril, um grande espetáculo: “Concerto Sinfônico” que abriu as comemorações dos 20 anos do Centro Cultural Irmãos Quagliato.
O espetáculo, realizado através do Ministério da Cultura e APACCIQ – Associação de Pais e Amigos do Centro Cultural Irmãos Quagliato, emocionou o público pela sua grandeza e, especialmente, pela bela programação musical que evidenciou muitos talentos formados pelo Centro Cultural.
As apresentações artísticas tiveram a participação de alunos e professores do projeto, através dos corpos estáveis: “Banda Sinfônica”, “Orquestra Sinfônica Infantojuvenil”, “Canto Coral Infantojuvenil e Adulto” e “Grupo de Percussão Sinfônica Infantojuvenil”.
O projeto “Banda Sinfônica” oferece gratuitamente à população diversas modalidades de instrumentos musicais, canto coral, teatro e dança, atendendo os municípios de Ourinhos, Canitar e Chavantes, através do Programa Nacional de Cultura, projeto “Banda Sinfônica” – Pronac 230.109.
O “Concerto Sinfônico” reuniu grande público e contou com as presenças do industrial Roque Quagliato, presidente da Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM) e um dos diretores da Usina São Luiz e sua esposa Cecília Quagliato, da vice-presidente da FEMM empresária Beatriz Quagliato Porto, da empresária Adriana Quagliato que comanda o Centro Cultural Irmãos Quagliato, da diretora do Colégio Santo Antônio Narda Jorosky, da reitora do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO Gláucia Librelato e do gerente administrativo e financeiro do CSA Adriano Santos.
O prefeito Lucas Pocay também prestigiou o evento acompanhado da esposa Luana Pocay e do empresário Claury Alves da Silva.
Foi uma noite histórica e memorável para os alunos e professores que integram o Centro Cultural e, também, para o público que teve a oportunidade de conhecer e apreciar um dos mais importantes projetos culturais da região.
CCIQ há 20 anos despertando talentos
O Centro Cultural Irmãos Quagliato (CCIQ) que está celebrando 20 anos de fundação teve início graças à visão e paixão do saudoso agropecuarista e industrial Fernando Luiz Quagliato, que idealizou o projeto em 2004. Seu objetivo primordial era promover a integração sociocultural, aproximando os moradores da zona rural das expressões artísticas.
Após o falecimento de Fernando Quagliato, o projeto encontrou continuidade sob a liderança de Adriana Maria Quagliato, contando com o apoio dedicado dos professores Terezinha de Paula (Tiririca) e Robson Marquesani e equipe.
Inicialmente focado na zona rural, expandiu-se para comunidades urbanas em Ourinhos, Canitar, Chavantes e Irapé, através de programas sociais. Em 2010 foi fundada a Associação de Pais e Amigos do Centro Cultural Irmãos Quagliato (APACCIQ), com o intuito de buscar recursos governamentais e privados, contando com diversos parceiros, através de Leis de Incentivo à Cultura e o apoio de empresas como Usina São Luiz, União da Indústria de Cana-de-Açucar, Copersucar, Usina Santa Maria, Usina Santa Lúcia, Grupo Maringá – Usina de Jacarezinho, Indústria Mecânica Zanuto, Bradesco, Casa Di Conti, Premix, Colchões Castor e Solito Alimentos, além de parcerias com associações e instituições sem fins lucrativos: FEMM/Colégio Santo Antônio, AFUSCA, APAB, entre outros.
Ao longo dessas duas décadas, vem oferecendo gratuitamente uma variedade de projetos em música, dança, teatro e artesanato, além de formar e apoiar corpos estáveis como Banda Sinfônica, Grupo de Percussão Sinfônica Infantojuvenil, Orquestra Sinfônica Infantojuvenil, Canto Coral, Grupo Especial de Dança e de Teatro.
Cerca de 8 mil pessoas foram atendidas em diferentes faixas etárias, com centenas de apresentações em diversos municípios. O CCIQ realizou apresentações em renomados teatros como MASP – Museu de Arte de São Paulo e Teatro João Caetano, ambos em São Paulo, Theatro Pedro II em Ribeirão Preto e no Congresso Nacional Brasileiro, em Brasília com modalidade música. Além de participar de eventos nacionais e internacionais representando o Brasil em diversos países na modalidade de dança, como Áustria, Suíça, Alemanha, Letônia e Estados Unidos.
Fonte: Rose Pimentel Mader - Fotos: Juarez de Aquino
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo