Abordagem Notícias
UNOPAR
ASSIS-SP • 19/10/2024 às 11:05

Banco de Sangue reforça pedido de doações de todos os tipos sanguíneos

O Hemonúcleo de Assis atende de segunda à sexta-feira, das 7 às 12 horas.

Banco de Sangue reforça pedido de doações de todos os tipos sanguíneos

O Banco de Sangue do Hospital Regional de Assis reforça o pedido de doações de todos os tipos sanguíneos, principalmente dos negativos, que são os mais baixos.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos; jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal; idade máxima de 60 anos para a primeira doação; pesar mais de 50 quilos; sentir-se bem e com saúde; estar alimentado; após alimentação pesada aguardar 2 horas; apresentar documento com foto emitido por órgão oficial e ter dormido bem na noite anterior.

Os homens podem doar sangue num intervalo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar num intervalo de três meses, não ultrapassando três doações durante o ano.

Doar sangue é 100% seguro. Todo o material utilizado na coleta é descartável e não há risco de contaminação. O volume retirado não faz falta ao doador, pois seu organismo repõe rapidamente.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e outros), podendo beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para hospitais e clínicas para atender às solicitações médicas.

Não pode doar sangue quem fez cirurgia recentemente, inclusive implante dentário; pessoas que fizeram tratamento dentário sem anestesia nos últimos três dias ou com anestesia nos últimos sete dias; estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas 4 horas; tomou bebida alcóolica há menos de 12 horas; fez endoscopia nos últimos seis meses; teve gripe ou febre nos últimos sete dias; teve hepatite viral após 11 anos de idade; estiver grávida ou amamentando; usa determinados medicamentos/drogas; teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses e não dormiu pelo menos seis horas na noite anterior à doação.

Se até sete dias após a doação o doador apresentar algum sintoma de doenças como febre, gânglios aumentados (íngua), gripe ou diarreia, ou tiver alguma outra informação relevante, é preciso entrar em contato com o setor de atendimento ao doador por meio do telefone (18) 3302-6023. O Hemonúcleo de Assis atende de segunda à sexta-feira, das 7 às 12 horas.
 

Fonte: Redação - Foto: Michelle Gordon, por Pixabay




lena pilates
Pharmacia Antiga