Abordagem Notícias
Unifio
ASSIS-SP • 19/10/2024 às 13:25

Dom Antônio de Sousa comemora Jubileu de Ouro Episcopal

Dom Antônio celebra 50 anos de dedicação ao seu ministério episcopal.

Dom Antônio de Sousa comemora Jubileu de Ouro Episcopal

A Diocese convida todos os fiéis a participarem da missa solene em ação de graças e comemoração ao Jubileu de Ouro Episcopal de Dom Antônio de Souza, Bispo Emérito de Assis. A celebração será segunda-feira, 22, às 10h30, na Basílica São Vicente de Paulo, que fica na Praça Dom José Maritano, S/N, Vila Xavier.

Um pouco da sua história:

Dom Antônio de Sousa, filho do senhor José de Sousa e de D. Sebastiana de Sousa, nasceu em Bom Jesus dos Perdões/SP, aos 21 de outubro de 1929.
Aos 25 de fevereiro de 1944 ingressou no Seminário Estigmatino de Rio Claro. No ano de 1951, em Ribeirão Preto, consagrou-se a Deus pela Profissão dos Votos Religiosos. Lá mesmo fez o curso completo de Filosofia. Partiu para a Itália e cursou Teologia em Verona, berço de sua Congregação Religiosa, onde foi ordenado sacerdote a 1º de julho de 1956 por Dom João Urbani.
Cursou a Faculdade Teológica da Pontifícia Universidade “Angelicum”, em Roma, licenciando-se em Sagrada Teologia.
Em fins de 1957, de volta ao Brasil, lecionou teologia dogmática no Instituto Teológico “Gaspar Bertoni”, em Ribeirão Preto. Foi também professor de latim e francês e Reitor do Seminário Estigmatino de Ribeirão Preto e Rio Claro, atuando também como Diretor Espiritual, Vice-Reitor e Mestre de Disciplina dos Estudantes de Filosofia e Teologia em Campinas.
Foi ainda membro do governo da Congregação Estigmatina, como Conselheiro Provincial.
Passou o ano de 1967 na cidade de Caetité, Bahia, onde, com Dom José Pedra Costa, Bispo Diocesano, estudou a possibilidade da fundação de um seminário regional naquela Diocese.
Nos dez anos de atividades em Seminários, achou sempre tempo para se dedicar ao serviço da pastoral direta, aproveitando parte das noites e fins de semana. Desempenhou os encargos de Vigário de Bonfim Paulista, Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Ribeirão Preto), e Santa Gertrudes (SP), assistente de equipes de casais em Campinas e Ribeirão Preto.
A 07 de janeiro de 1968 foi para Barretos, com o encargo de Vigário da Paróquia do Divino Espírito Santo. Recebeu de Dom José Varani, a 30 de maio de 1974, a nomeação de Vigário Episcopal da região norte da Diocese de Jaboticabal.
Foi ordenado Bispo aos 16 de abril de 1974.
A 13 de fevereiro de 1974, o Papa Paulo VI o nomeou Bispo Coadjutor de Assis. Dom Antônio de Sousa é o segundo Bispo Estigmatino brasileiro e terceiro Bispo Diocesano de Assis, com a renúncia de Dom José Lázaro Neves em 20/07/1977.
Na Diocese, deve-se a ele a criação do Centro Diocesano de Pastoral, centralizando aí todo o movimento pastoral da Diocese; reforma do Bispado de Assis, construção da Casa do Clero, a criação da Fundação São Francisco de Assis, a formação de líderes cristãos; a elaboração de Planejamentos Diocesanos de Pastoral. Juntamente com Dom José Lázaro Neves foi um dos idealizadores do Hospital Regional de Assis e juntamente com Dom Maurício ajudou na instalação da Rádio Educativa Escuta FM da Diocese de Assis.
Tem vários artigos publicados em jornais da cidade e região de Assis e no ano de 2003 lançou o livro “A Caminho”.
Com sua renúncia no dia de 27 outubro de 2004 tornou-se Bispo Emérito de Assis.
Dom Antônio de Sousa Vigário Episcopal da Diocese de  Assis, com todos os direitos e deveres conforme o Código de Direito Canônico.
O  seu lema é :”Amou-os até o fim”.

Fonte: Diocese de Assis - Foto - CNBB




lena pilates
Pharmacia Antiga