Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 01/11/2016

Penitenciária de Assis realiza dois dias de Fórum

O evento foi para discussão de práticas e ações empreendedoras desenvolvidas

Penitenciária de Assis realiza dois dias de Fórum

Em setembro, no auditório da Penitenciária de Assis, foi realizado o 1º Fórum Interno sobre Práticas Empreendedoras Desenvolvidas em Prisões. Foram dois dias de discussões produtivas sobre o tema, com a presença de profissionais da CROESTE, da Penitenciária de Assis, do Centro Paula Souza, da FUNAP, da UNESP de Assis e da WA Consultoria em Carreira, de Presidente Venceslau.

A primeira Mesa discutiu o tema “Educação e valores no Mundo Contemporâneo”, tendo como debatedores o Gerente da FUNAP de Presidente Prudente Milfran Melotti Evangelista, da Diretora da Escola “Dr. Clybas Pinto Ferraz” de Assis, Rosimeire Aparecida Cassador e o Diretor da ETEC “PRof. Mário Antonio Verza”, de Palmita, Randal do Vale Ortiz. A Mesa 02 discutiu o tema “Parcerias que dão certo: UNESP de Assis, ETEC de Presidente Venceslau e WA Consultoria”, tendo como debatedores o Professor Deivis Perez Bispo dos Santos, Chefe do Departamento de Psicologia Social e Educacional da UNESP de Assis; Cibele Regina Mortensen Rondó, Diretora da ETEC “Prof. Milton Gazzetti”, de Presidente Venceslau; Wesley Aguiar e Patrícia Natalia Cappi, da WA Consultoria em Carreira, de Presidente Venceslau. Foram realizadas importantes discussões acerca do trabalho de educação nas prisões e do sucesso de parcerias para a implantação de projetos em Unidades Prisionais, citando projetos realizados na Penitenciária de Assis e na P I de Presidente Venceslau.

O tema “Projeto da Penitenciária de Assis: Como dar novo significado à realidade prisional” foi discutido em duas Mesas, com a apresentação dos projetos desenvolvidos na Unidade voltados à futura reintegração social dos reeducandos. Os projetos “Perspectivas”, “Programa de Prevenção às Drogas”, “Grupo de Apoio Vida Nova”, “Capelania Prisional” e “Encontro Filosófico” foram apresentados pelos funcionários Carlos Alberto de Oliveira, Claudia Andrade Amendola Maschio, Nivaldo dos Santos, Lucia Oda, e Valdecir Nery Evangelista; e pelo professor da Escola Vinculadora Luiz Fernando de Godoy Scarcella.

Os projetos voltados ao bem estar dos funcionários foram discutidos na Mesa com o tema: “Qualidade de Vida no Trabalho, Promoção da Saúde, Cuidados com o Meio Ambiente e Segurança: Desafios na Prática Penitenciária”, sendo eles, “Recuperação da Área Degradada da Penitenciária de Assis”, apresentado por Roseli Ferreira Amedure, “Viva Melhor!Viva Feliz!”, apresentado por Elisa Maria Malacrida, e “Célula de Intervenção Rápida e Canil – Intervenções Seguras”, apresentado por Mauro Luiz Lima.

O segundo dia do Fórum foi encerrado com a palestra “O que te move?”, com o escritor Fernando Moraes. Para a mediação das Mesas de discussões a Unidade contou com a colaboração de importantes parceiros, sendo eles Milfran Meloti Evangelista, Gerente da FUNAP – Regional Presidente Prudente; Adriana Moreira Cunha, Monitora da FUNAP e Coordenadora Pedagógica no Centro Paula Souza; Camila Menotti, Coordenadora de Projetos da FUNAP; Alessandro Rampasso, Coordenador do Grupo de Acolhimento e Membro do Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da CROESTE; e Fabiana Minzoni Rocha, Diretora Técnica do Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da CROESTE.

O Fórum contou com a participação de 82 pessoas, além dos convidados e palestrantes. “Foi um evento de impacto para a comunidade de Assis e para os servidores da Unidade, uma possibilidade de discussão de importantes temas do trabalho do dia a dia, realizado pela Unidade Prisional!”, resumiu Mauro Luiz Lima, Diretor Técnico III da Penitenciária de Assis. O evento foi realizado pela CROESTE, Penitenciária de Assis e FUNAP. Os organizadores pensam na realização da 2ª Edição do Fórum para 2017, devido ao grande sucesso alcançado.

 

 

fotos: Manoel Cajarana 




lena pilates
Pharmacia Antiga