Secretários municipais deixam cargos para disputar eleições em Assis
A primeira a deixar seu cargo foi a secretária municipal da Saúde, Cristiani Silvério
O cenário político em Assis está passando por mudanças significativas, conforme se aproxima o período eleitoral.Os secretários municipais que almejam disputar cargos de prefeito e vereador estão iniciando o processo de desincompatibilização de seus cargos.
A primeira a deixar seu cargo foi a secretária municipal da Saúde, Cristiani Silvério, que está se preparando para concorrer ao cargo de prefeita e é constantemente vista ao lado do atual prefeiro, José Fernandes, em eventos, como a soltura de peixes, no Parque das Águas, entre tantos outros. Cristiani, formada em Educação Física, e que antes de ser secretária era a reponsável pelo programa Agita Assis, agora se dedica à campanha eleitoral. Em seu lugar, assumirá Almir Martines Moreno, seu assessor de confiança e especialista em finanças.
Cristiani, grande aposta do atual prefeito para, possivelmente, ter como vice o genro dele
Outra mudança será na Secretaria Municipal de Obras, com a saída de Fábio Nossak, genro do prefeito, que se lançará como pré-candidato a vice-prefeito, e desde já tem acompanhado o sogro em eventos, marcando presença. A substituição de Nossak ainda não foi oficialmente divulgada, mas especula-se que Fabiano Cavalcanti, atual administrador do Cemitério Municipal da Saudade, seja um dos possíveis indicados.
O dia 6 de abril é a data-limite para o registro de estatutos de partidos políticos e federações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que possam participar das Eleições de 2024. A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina, ainda, que as legendas tenham, até a data da convenção partidária, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto.
Além disso, Ivan Décio Serra, secretário municipal de Indústria e Desenvolvimento, também planeja disputar uma vaga no legislativo municipal. Seu possível substituto, segundo comentários não oficiais, seria Valter 'Sombra', empresário com negócios estabelecidos no Distrito Industrial da cidade.
Com o pleito municipal de 2024 se aproximando, os partidos políticos estão focados em formar alianças sólidas e escolher os candidatos ideais, por isso as pré-candidaturas. No entanto, é importante destacar que, conforme a legislação eleitoral vigente, as campanhas eleitorais estão rigorosamente proibidas até o dia 15 de agosto deste ano, conforme ressaltou para a reportagem Abordagem Notícias, Misael da Silva Maia, chefe da 15ª Zona Eleitoral de Assis.
Com essas mudanças, a administração municipal se prepara para uma nova fase, enquanto os candidatos começam a definir suas estratégias e alianças visando as eleições municipais.
Fonte: redação, com complementação do Jornal da Segunda - fotos PMA
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo