Abordagem Notícias
SANTA CASA
ASSIS-SP • 19/10/2024 às 10:46

Unidade de saúde: Filas longas em madrugada gera reclamações

Quando a unidade abriu às 7 horas, a fila estava quase virando a esquina.

Unidade de saúde: Filas longas em madrugada gera reclamações

Nanhã do último domingo (24), a moradora assisense, Elisângela Freiria, enviou à reportagem três vídeos mostrando sua indignação ao precisar marcar uma consulta na unidade de saúde da vila Prudenciana e inclusive ouviu algumas pessoas que estavam na fila desde às 3 horas da manhã, em dia chuvoso, para serem atendidas. A unidade só abriu às 7 horas.

No vídeo, a reclamante conta que que chegou às 6 horas e tinha 15 pessoas na sua frente, porque a unidade só marca as consultas uma vez no mês. “Achamos errado chegar de madrugada para conseguir marcar consultas. Tem pessoas de idade. A gente não sabe quando vai ficar doente. Precisamos de consultas todos os dias. A gente chega aqui, as meninas falam que não tem. Quantas vezes vim e voltei para trás. Está chuviscando. Podiam pelo menos abrir para a gente ficar lá dentro”, relatam Elizangela e os demais moradores que aguardavam na fila.

Quando a unidade abriu a fila estava quase virando a esquina.

Daiane Vieira dos Santos Teodoro, coordenadora da Atenção Básica, explica que o acesso aos serviços de saúde não deve ser organizado para quem chega primeiro, desta forma, a população não precisa madrugar na porta das unidades de saúde para agendamento à um atendimento médico ou outros tipos de atendimento.

“Estamos realizando um trabalho a fim de apoiar as equipes de saúde neste processo de mudança, ou seja, a população deve ser acolhida todos os dias da semana no horário de expediente das 7 às 17 horas. As necessidades de cada um são diferentes e o cuidado em saúde deve ser organizada entre a equipe de saúde e o próprio usuário. Nas ESFs temos os agentes comunitários de saúde e muitas vezes esse profissional pode e deve levar as necessidades da população para equipe. A enfermeira e coordenadora da ESF Prudenciana foi recentemente convocada via concurso público, acolheu todas as pessoas que estavam na unidade na última sexta-feira e já realizou essas orientações para a população”, relata.

Segundo Daiane, a orientação é que qualquer pessoa que necessite de algum atendimento nas unidades básicas de saúde procure sua unidade de referência, fale com a equipe de enfermagem que irá realizar o agendamento necessário.

“Estão sendo realizadas ações para conseguirmos atender a população em horários alternativos, como exemplo, atendimento noturno mensalmente “Boa Noite Assis” toda última segunda-feira do mês quando todas as unidades básicas de saúde realizam atendimento à população até as 20 horas. O principal objetivo é atender a população trabalhadora que não consegue acessar serviço no horário convencional. Em 2023 foram realizados 3.092 atendimentos, ofertados exames de prevenção, vacinação, consultas médicas, odontológicas e outras. A gestão vem realizando diversas estratégias para ampliar o acesso aos serviços de saúde, principalmente no que diz respeito às consultas médicas”, diz.

De acordo com ela, há profissionais como médicos de saúde da família e enfermeiros de saúde da família nas unidades básicas das vilas Operaria, Fiuza e Ribeiro, ampliando o número de atendimento médico semanal de 566 consultas para 1.196.

“A próxima unidade a ter este profissional é a UBS Maria Isabel que já está com enfermeiro da saúde da família e agentes comunitários. Já iniciamos chamamento do médico de ESF. Caso aconteça algum transtorno temos os meios oficiais de Serviço de Atendimento à população que atende presencialmente para registrar as demandas dos usuários do SUS, sendo um canal onde o cidadão pode fazer sugestões, reclamações, elogios e denúncias”, lembra.

Um dos três vídeos gravados por Elisângela Freiria

 

Recorte de vídeos


 

 

Fonte: Redação - Vídeos enviados por Elisângela




lena pilates
Pharmacia Antiga