Índice de mendicância aumenta em Assis
Os moradores em situação de rua e/ou de mendicância estão espalhados em diversos pontos da cidade.
É crescente o número de moradores em situação de rua e/ou de mendicância, em Assis. Eles estão espalhados em diversos pontos da cidade como, por exemplo, na Catedral, Rodoviária, Upa, praças, semáforos e outros.
Clientes que entram em lojas, restaurantes, farmácias; enfim, diversos estabelecimentos, são abordados com pedido de dinheiro. E não são só adultos que abordam, há também crianças e adolescentes vendendo balas, ou ostentando cartazes com os dizeres "estou com fome", nos semáforos.
Diante deste aumento, nossa redação entrou em contato com Secretaria de Assistência Social que está fazendo um levantamento mais detalhado e nos enviará, porém adiantou que todos os moradores em situação de rua são cadastrados e acompanhados pela pasta.
De acordo com a secretaria, há a “Casa de Passagem” em Assis, mas os moradores têm a liberdade de ir e vir. Eles não podem ser levados à força. Há uma abordagem social, mas o morador que decide se vai ou não. Na casa eles têm banho, comida, acolhimento e livre acesso para sair e entrar quando quiserem.
A “Casa de Passagem” é uma unidade de acolhimento Institucional imediato, emergencial e provisório, para pessoas com idade igual ou maior de 18 anos, residentes em Assis, que se encontre em situação de rua e/ou de mendicância, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, ausência de moradia convencional regular e sem condições de auto sustento, bem como para os migrantes em trânsito.
Apesar da simplicidade do espaço, ele traz conforto e aconchego para aqueles que, em situação de emergência, necessitam de um lugar para dormir e se alimentar.
A casa fica próxima ao Centro Social Urbano, na continuação da Avenida Getúlio Vargas, s/n, ao lado do Kartódromo Ayrton Senna, na Água da Porca.
Fonte: Foto - Istockphoto
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo