Lápides de túmulos são furtadas em Cemitério Municipal
A administração do cemitério orienta população a trocar as placas de bronze por porcelana.
Várias pessoas têm procurado o portal Abordagem Notícias para relatar furtos de placas nos jazigos do Cemitério Municipal de Assis. A situação remonta vários anos e causa prejuízos constantes às famílias.
Para se ter uma ideia da gravidade da situação, em agosto de 2020 uma estátua sacra que costumava chamar a atenção dos visitantes, localizada na quadra oito, foi retirada, por ladrões. Como conseguiram isso, é mistério até hoje, tendo em vista o peso da peça, em bronze, que não era inferior a 100 quilos.
Em abril de 2022, uma estátua de grande porte, representando Jesus Cristo, foi subtraída de cima de um túmulo. O jazigo de onde a obra sacra foi retirada pertence à família Tronco. A obra estava ali havia várias décadas. Com exceção da entrada principal, no cemitério de Assis não existem câmeras de monitoramento, nem guardas para o período noturno, o que facilita este tipo de ação criminosa.
De acordo com o administrador, Fabiano Cavalcante, este é um problema de segurança pública enfrentado por toda a cidade.
“Estamos tratando este problema como uma questão de segurança pública; o cemitério é fechado, mas pulam os muros durante a madrugada. Isso não é uma questão administrativa, porque fizemos tudo o que poderíamos: fechamos tudo com muros e cercas, a polícia faz um patrulhamento, temos uma câmera de segurança na parte da frente, e, mesmo assim, nada inibe os roubos”, explica.
Segundo Fabiano, o cemitério não tem intenção de colocar cerca elétrica e nem câmeras de monitoramento. “Temos um problema de segurança pública em toda a cidade, não apenas no cemitério, então, colocar câmeras não evitaria os furtos,porque os vândalos cobrem os rostos e pulam em frente às câmeras; seriam para a segurança dos visitantes durante o dia, porque à noite, nada mudaria; estamos fazendo a nossa parte, prendemos duas pessoas que roubavam placas e um receptador comprando”, relata.
“Pedimos à população que mudem as placas; quem ainda tem placa de bronze é importante trocar pela placa de porcelana que não tem muito valor; os que tiverem as placas roubadas orientamos a fazer um boletim de ocorrência”, conclui.
Mais informações pelo telefone (18) 3324-9259.
Estátua sacra que costumava chamar a atenção dos visitantes roubada em agosto de 2020.
Em abril de 2022, uma estátua de grande porte, representando Jesus Cristo, foi retirada de cima do túmulo que pertence à família Tronco.
Fonte: Redação - Fotos - Abordagem
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo