Vereador Sirchia denuncia adulteração de documentos na Educação Municipal e exige respostas
O vereador aponta que os documentos foram retirados do site da SME após confrontar a secretária.
Na última terça-feira, dia 13, o vereador Fernando Sirchia (PDT), utilizou suas redes sociais para apresentar uma denúncia grave envolvendo a Secretaria Municipal de Educação. Em um vídeo publicado, ele expôs indícios de falsificação de assinatura e adulteração de portarias, levantando sérias questões sobre a integridade dos processos internos da pasta.
No vídeo, o vereador exibe detalhadamente as descobertas feitas durante suas investigações. Ele destaca que, durante uma reunião de convocação da secretária, Dulce de Andrade Araújo, surgiram diversos questionamentos, dentre eles, a respeito de uma assinatura que levantava suspeitas.
Ao analisar as portarias, Sirchia teria identificado que quatro delas foram editadas no final do ano anterior, especificamente no dia 28 de dezembro de 2023. O vereador ressalta que tais portarias foram feitas de maneira retroativa, datadas de agosto de 2021, e assinadas no final de 2023. Mais alarmante ainda, Sirchia afirma que as assinaturas presentes nos documentos foram todas realizadas no mesmo dia, no mesmo horário e no mesmo segundo, o que levanta a possível falsificação, uma vez que, segundo informa, tal feito seria impossível utilizando um certificado digital. “As possíveis assinaturas digitais datam do dia 16 de outubro de 2023, deixando evidente que os documentos não foram assinados digitalmente no dia de sua publicação, 28 de dezembro de 2023”, expõe o vereador.
O vereador aponta, ainda, que os documentos foram posteriormente retirados do site da Secretaria Municipal de Educação após ele confrontar a secretária responsável, em 1º de fevereiro deste ano, durante reunião da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal de Assis, da qual é presidente.
Perplexo, ele expressa: “São os mesmos documentos, publicados sem assinatura!”. Para confirmar o que diz, o vereador demonstra - através de capturas de tela, a ausência das assinaturas nas portarias previamente publicadas online, sugerindo uma tentativa de encobrir as irregularidades.
"É um absurdo a falta de transparência e responsabilidade por parte da gestão da Secretaria Municipal de Educação! A situação demonstra um completo abandono da pasta e incapacidade de lidar com os próprios documentos elaborados.Tais práticas comprometem diretamente a qualidade da Educação Básica oferecida à população e afeta o futuro das crianças e a transformação da comunidade. Essas posturas também comprometem a vida funcional de muitos servidores da Educação; isso se faz evidente ao passo que as investigações avançam”, destaca.
Diante dessas revelações, o vereador se compromete a continuar investigando e exigindo respostas, assegurando que tais alterações não passarão impunes.
Nossa reportagem enviou mensagem à secretária, Dulce de Andrade Araújo, e também o link contendo as denúncias e questionamentos do vereador e presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal de Assis. Aguardamos um parecer da responsável pela pasta.
Fonte: redação
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo