Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma
A data inicia um período de reflexão e devoção marcado por silêncio, oração, penitência e caridade.
A Quarta-feira de Cinzas celebrada pelos cristãos católicos praticantes marca o início da Quaresma, um período de 40 dias que antecede a Páscoa cristã. É celebrada sempre na quarta-feira pós Carnaval. A data é reconhecida pela Igreja como um período de reflexão e devoção marcado por silêncio, oração, penitência e caridade.
Nas missas, há um momento em que o padre e seus ministros abençoam cada um colocando um pouquinho de cinzas sobre a cabeça ou fazendo uma cruz na testa. Há duas possibilidades de frase a serem ditas neste momento, cabendo ao sacerdote decidir. “Convertei-vos e crede no Evangelho” é um lembrete da necessidade cristã de mudança de vida, de abrir mão dos prazeres em prol de uma experiência mais próxima de Deus; “Das cinzas vieste, às cinzas retornarás” recorda a brevidade da vida.
A intenção desse sacramental é levar o cristão ao arrependimento dos pecados. A tradição das cinzas remonta à antiga prática de penitência na igreja Católica, simbolizando a morte e a fragilidade da vida humana, bem como a necessidade de arrependimento e renovação espiritual.
Segue algumas paróquias da diocese e os horários das missas:
Paróquia São Nicolau - 19h30
Catedral - 19 horas
Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Prudenciana) - 19h30
Paróquia Nossa Senhora das Dores (Vila Operária) – 19h30
Santuário Nossa Senhora das Graças (Vila Adileta) – 19h30
Basílica São Vicente de Paulo (Vila Xavier) – 19 horas
Fonte: foto: Canção Nova
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo