Abordagem Notícias
SANTA CASA
ASSIS-SP • 31/01/2024

Moradores encontram dezenas de escorpiões no quintal

Ações de prevenção estão programadas para esta quinta-feira, 1 de fevereiro, no Cemitério.

Moradores encontram dezenas de escorpiões no quintal

Os moradores de uma casa, que fica atrás do Cemitério Municipal, na Cohab da Rodoviária, estão assustados com a quantidade de escorpiões que encontraram em seu quintal.

De acordo com o vereador, Fabinho Alerta Verbal, que foi procurado pela família para ajudar, os moradores não conseguem dormir com medo dos escorpiões.

“Infelizmente uma situação muito difícil que esses moradores se encontram; estou encaminhando ao poder público para que façam a limpeza o mais rápido possível porque deste jeito não pode ficar; não podemos esperar picar uma criança, alguém ou algo pior acontecer para tomar uma providência”, diz.

Segundo Rodrigo Caetano, coordenador de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde, já estão programadas algumas ações de limpeza e prevenção para esta quinta-feira, 1 de fevereiro, no Cemitério.

“Temos uma equipe que realiza visitas periódicas ao cemitério; pelo menos uma vez ao mês vemos como está a infestação de escorpiões lá; fazemos um controle mecânico para controlarmos a quantidade de escorpiões porque não temos nenhum material químico; o único que pode fornecer algum tipo de inseticida para ser aplicado é o Estado e neste momento não existe nenhum homologado pela Anvisa para que seja aplicado em casas ou locais comerciais para gente fazer o controle químico desses animais”, explica.

“Então quando a gente não realiza esta aplicação não é porque o município não quer; é porque a Anvisa nos proíbe de adquirir qualquer outro tipo de inseticida que não seja fornecido pelo Estado para que a gente faça essa aplicação; temos que ressaltar o bom trabalho realizado no cemitério; o local está bem cuidado; é feito todos os procedimentos que a gente passa; nosso objetivo é sempre manter o local bem cuidado para diminuir a quantidade de animais peçonhentos”, relata.

Segundo ele, todos os agentes de endemias são capacitados e treinados para realizarem ações preventivas no cuidado contra acidentes com animais peçonhentos.

“Temos uma equipe que realiza visitas aos imóveis onde há o aparecimento de escorpiões; sempre que as pessoas solicitam nós vamos até as casas e fazemos toda a prevenção; temos um olhar voltado à prevenção porque não temos nenhum material químico que a gente possa fazer esse controle, então é importante ressaltar o controle é mecânico; a captura individual pra que a gente possa diminuir o aparecimento desses animais peçonhentos em diversos locais e na casa dos cidadãos”, comenta.

Rodrigo orienta os moradores a não pegarem o escorpião com as mãos. “Sempre orientamos a não capturar; não pode pegar nas mãos porque é muito perigoso; nosso município é referencia para tratamento de acidente para animais peçonhentos; nossa UPA – Unidade de Pronto Atendimento - é referência no tratamento e atende treze municípios para acidentes com animais peçonhentos; possuímos o soro, então em caso de acidentes nós pedimos para que os moradores se encaminhem diretamente para a Upa para que seja realizado todo o procedimento adequado”, diz.

“A gente sempre aconselha; não deixem restos de materiais de construção,  madeiras, tampinhas dos ralos sempre fechadas quando não estão sendo utilizados, as roupas sempre guardadas do lado dos avessos para que quando venham colocá-las possam ver os dois lados; sempre falamos sobre os mitos e verdades sobre chacoalhar os tênis que se tiver alguma coisa dentro vai cair e isso não funciona; temos sempre uma retórica com o pessoal dizendo quais são os cuidados básicos pra fazer quando nós realizamos as visitas nas casas onde encontramos os escorpiões”, orienta.

“Faz parte do trabalho preventivo dos agentes de endemias juntamente com os agentes comunitários de saúde diminuir a quantidade de acidentes por animais peçonhentos no nosso pronto atendimento e na nossa rede de atenção básica; estamos vendo que os números estão diminuindo e isso demonstra um trabalho eficaz e de excelência realizado por todos os agentes de saúde do município; é importante deixar bem explicado para a população; nosso principal objetivo é evitar acidentes e cuidar muito bem das crianças e idosos da nossa cidade”, finaliza.

 

Fonte: foto: Fabinho Alerta Verbal




lena pilates
Pharmacia Antiga