Morador reclama de queimadas frequentes no Parque Colinas
A queima do lixo é um ato criminoso, mesmo quando dentro de propriedade particular.
Um morador do Parque Colinas procurou nossa equipe de reportagem para reclamar sobre algumas queimadas, frequentes, que estão ocorrendo próximo à sua casa. Segundo ele, estão "tacando fogo para todos os lados" e uma neblina de fumaça invadiu sua residência. “Foi horrível; dormimos e acordamos com fumaça dentro de casa; foi próximo à linha”, disse.
De acordo com Sid Costa Franco, fiscal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, nestes casos os moradores devem procurar a pasta. “Podem nos procurar, que tudo será anotado e vamos até o local para fiscalizar; temos que ver se é área rural ou urbana; se for área urbana, podemos notificar ou multar o proprietário, pois temos o cadastro na Prefeitura, agora, se for área rural, não temos o que fazer; limpezas de terreno, queimadas, enfim qualquer reclamação deve ser avisada por meio de nossos telefones para uma fiscalização”, explica.
A queima do lixo é um ato criminoso, mesmo quando dentro de propriedade particular. Isso porque, segundo a Lei de Crimes Ambientais, são jogados na atmosfera resíduos dos materiais queimados, causando poluição, possíveis danos à saúde humana e pode causar a morte de animais. A punição pode ser de multa e detenção de 6 meses a um ano. A penalidade é válida tanto para grandes queimadas para desmatando quanto para pequenos atos como atear fogo em lixo doméstico ou em folhas de quintal.
Mais informações na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelos telefones (18) 99786-3222 ou (18) 99645-6004.
Fonte: redação - foto meramente ilustrativa - https://conhecimentocientifico.r7.com/
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo